Extensão

Fórum recomenda gestão orçamentária própria e integração dos museus universitários aos cursos

Discussões na tarde de hoje também indicaram a necessidade de capacitação do quadro funcional

Plenária no MHNJB reuniu estudantes, professores e museólogos de diversas universidades brasileiras
Plenária no MHNJB reuniu estudantes, professores e museólogos de diversas universidades brasileiras Foto: Foca Lisboa / UFMG

Terminou hoje, dia 11, com plenária realizada no Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG, a quinta edição do Fórum de Museus Universitários. Na reunião, foram apresentadas algumas das recomendações levantadas por grupos de trabalho formados durante o Fórum.

Com base nas principais demandas identificadas, recomendou-se que a comunidade dos museus universitários se empenhe para que essas unidades tenham matriz orçamentária própria, passando a não depender do orçamento das instituições a que se vinculam e que essas instituições sejam integradas aos cursos de graduação por meio de disciplinas, projetos de pesquisa, extensão e estágios.

Como resultado das discussões ao longo da semana, foi instituída uma rede de museus universitários, composta de representantes de todas as regiões do país, que atuará permanentemente na defesa dos seus interesses. “A rede está de portas abertas para mais adesões. A proposta é trabalhar conjuntamente”, comentou a professora Letícia Julião, da Escola de Ciência da Informação da UFMG, integrante da comissão organizadora do evento.

Também foi sugerido que a política cultural das Ifes preveja e garanta recursos para a capacitação dos gestores e do corpo técnico dos museus universitários. Outra recomendação apresentada foi a ampliação do quadro funcional por meio de concursos públicos ou de remanejamento de servidores.