Institucional

Reitor debate universidade e resistência democrática no Fórum Social Mundial

Evento está sendo realizado em Salvador

Salão Nobre da Reitoria da UFBA recebe atividades do Fórum Social Mundial
Salão nobre da Reitoria da UFBA recebe atividades do FórumMinistério da Cultura / Wikimedia Commons

O reitor Jaime Ramírez participa, nesta quinta-feira, 15, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), do debate A universidade e a educação no contexto da resistência democrática, que integra a programação do Fórum Social Mundial. A atividade, que será aberta pelo reitor da UFBA, João Carlos Salles, terá duas mesas-redondas, com convidados brasileiros e estrangeiros, entre os quais o intelectual português Boaventura de Sousa Santos.

“O Fórum já se consolidou como evento importante para a discussão de temas que são muito caros para a nossa sociedade e que outras entidades não estão dispostas a abordar”, observa Jaime Ramírez. “E nessa mesa para a qual fui convidado será discutido o papel das universidades públicas no atual contexto, em que o país passa por crise econômica e político-institucional”, enfatiza.

Segundo ele, a intenção é analisar o papel da universidade, não apenas como formadora de cidadãos críticos e responsável pelo avanço do conhecimento por meio de pesquisas essenciais para o Brasil, “mas, sobretudo, sobre a relação que ela deve manter com a sociedade que a sustenta”.

A atividade, que inclui apresentação do grupo Rum Alabê, coordenado pelo professor Iuri Passos, da UFBA, será transmitida ao vivo, das 9h às 13h, do salão nobre da Reitoria, em Salvador.

A programação do Fórum Social Mundial está disponível na internet.