Saúde

Fórum vai discutir estratégias para reduzir erros de medicação

Evento será em agosto, e prazo para submissão de trabalhos termina no dia 29 de junho

Erros na medicação será tema de evento na UFMG
Desafio Global tem como meta reduzir em 50% os danos graves provocados por medicamentosCarol Morena / Faculdade de Medcina

Nos dias 3 e 4 de agosto será realizado, no Centro de Atividades Didáticas I (CAD 1), no campus Pampulha, o 6º Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente: erros de medicação. O objetivo do evento é aprofundar os debates sobre o 3° Desafio Global de Segurança do Paciente, que tem como meta reduzir em 50% os danos graves e evitáveis relacionados a medicamentos ao longo dos próximos cinco anos.

A programação inclui palestras com vários profissionais de destaque no cenário mundial. Segundo a professora da Escola de Enfermagem Flávia Latini, que faz parte da comissão científica do evento, a programação foi baseada nos quatro domínios de trabalho estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde: pacientes e público, medicamentos como produtos, profissionais de saúde e sistemas e práticas de medicação.

 “Existem, em todo o mundo, muitas causas que levam à ocorrência de erros de medicação. Devemos lembrar que cada um de nós, em algum momento da vida, fará uso de medicamento e que falhas podem ocorrer por parte do próprio paciente e da equipe de saúde. No fórum, esperamos debater os domínios do desafio e as estratégias para minimizar a ocorrência de erros no uso de medicação. Esperamos que o evento possa contribuir para o uso seguro de medicamentos em todas as instituições de saúde”, enfatiza Flávio Latini. 

Os trabalhos científicos podem ser enviados até 29 de junho e deverão abordar temática relacionada a erros de medicação, à cultura de segurança, à farmacovigilância, a eventos adversos, sistemas e práticas de medicação, assim como gestão de risco e da qualidade e segurança do paciente. Para envio do trabalho, pelo menos um dos autores deverá estar obrigatoriamente inscrito e com pagamento quitado. 

As inscrições podem ser feitas no site do evento, onde também estão disponíveis outras informações.