Notícias Externas

Galpão lança HQ e exposição sobre espetáculo ‘Os Gigantes da Montanha’

Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, recebe mostra até 14 de julho

Adaptação de espetáculo em HQ
Adaptação de espetáculo em HQ Reprodução

Os Gigantes da Montanha é uma obra dramatúrgica escrita pelo italiano Luigi Pirandello, no início do século 20. A narrativa conta a história de uma companhia teatral decadente, que chega a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone.

O texto funciona com uma metáfora sobre o valor do teatro, da poesia e da própria arte e aborda ainda a capacidade que esses discursos têm de dialogar com o mundo moderno, cada vez mais objetivo e apegado aos valores materiais.

Em 2013, sob a direção de Gabriel Villela, o Grupo Galpão fez a montagem da peça que faz parte até hoje do repertório do grupo. Agora, em 2019, o Galpão lança uma adaptação do espetáculo para HQ, idealizada e roteirizada por Inês Peixoto, com ilustrações de Carlos Avelino e Bruno Costa. O lançamento é acompanhado da exposição Os Gigantes da Montanha – Grupo Galpão em: Do teatro aos quadrinhos, sediada na Casa Fiat de Cultura, que fica na Praça da Liberdade.

O artista plástico multimídia e ilustrador da HQ Carlos Avelino falou sobre a adaptação em entrevista ao programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 4.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Produção de Jaiane Souza e Rodolfo Morais, sob orientação de Hugo Rafael