Notícias Externas

Jogo desenvolvido na USP ensina sobre diferentes aspectos da pandemia e vacinação

No game VACC, desenvolvido na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, o jogador tem a missão de vacinar a população

Tela de início do jogo VACC
Tela de início do jogo VACC Foto: Reprodução

Com a proposta de ensinar sobre pandemia e vacinação pela mídia dos videogames, foi lançado, recentemente, o jogo VACC, desenvolvido na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. No game, o jogador assume o papel de vacinar a população, enfrentando dificuldades quando o isolamento social é rompido ou quando os personagens têm contato com elementos como as fake news e as aglomerações. 

Idealizado pelo professor da USP Helder Nakaya e por membros da Campanha Todos Pelas Vacinas, o projeto tem apoio do CNPq e da UFPR. O game VACC  também integra o projeto LeVacc, que busca digitalizar as cadernetas de vacinação do maior número possível de brasileiros. Os jogadores são convidados a enviar fotos de suas cadernetas de vacinação para ajudar no treinamento da inteligência artificial do projeto para reconhecer quais doses foram administradas. 

Nesta sexta-feira, 19, o programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, conversou com o professor Helder Nakaya, vice-diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e idealizador do jogo Vacc

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto


Produção: Filipe Sartoreto
Publicação: Alexandre Miranda