Formas de Ingresso

Graduação da UFMG oferece 77 vagas para estrangeiros em situação de vulnerabilidade

Seleção será feita com base nas notas do Enem; inscrições terminam no dia 25

Embarque de refugiados da Venezuela em Boa Vista (RR): Brasil ocupa a sexta posição entre os países que mais acolhem cidadãos daquele país
Embarque de refugiados da Venezuela em Boa Vista (RR), antes da pandemia: Brasil ocupa a sexta posição entre as nações que mais acolhem cidadãos daquele país Antônio Cruz | Agência Brasil / Fotos Públicas

Setenta e sete vagas em cursos de graduação da UFMG serão oferecidas para estrangeiros em situação de vulnerabilidade, como refugiados, asilados políticos, apátridas, portadores de visto temporário ou de autorização de residência para fins de acolhida humanitária e outros imigrantes beneficiários de políticas do governo brasileiro. Cônjuge, ascendentes e descendentes e demais membros do grupo familiar que dependem economicamente do refugiado também se enquadram nessa situação, desde que estejam no Brasil.

Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever para um único curso de graduação, na página eletrônica da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), até 25 de fevereiro, de forma gratuita. Eles só precisam informar o seu número de CPF.

A classificação no processo seletivo, conforme o edital, se dará com base nas notas obtidas pelos candidatos nos últimos cinco anos, de 2016 a 2020, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos também deverão comprovar grau de escolaridade equivalente ao ensino médio. A Pró-reitoria de Graduação poderá ainda exigir a realização de curso de português como condição de ingresso ou permanência. Uma vez aprovado, o refugiado terá todos os deveres e direitos (incluindo a assistência estudantil) dos alunos da UFMG.

Pioneirismo
A UFMG é pioneira na abertura de vagas para refugiados em cursos de graduação, delimitadas por resolução específica desde 2004. No entanto, é a primeira vez que a seleção dos candidatos ocorrerá com base em edital, desdobramento da reformulação e da regulamentação do processo de acolhimento a estrangeiros nessas condições processadas pela Universidade em 2019.

Neste vídeo, a professora Carolina Moulin Aguiar, da Faculdade de Ciências Econômicas, fala sobre o edital que reserva vagas na graduação para refugiados, uma das ações da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UFMG.