Notícias Externas

'Grito pela Vida' online reunirá artistas de várias áreas no combate à fome e às desigualdades

Ação do movimento conta com músicos, pintores, atrizes e ativistas em prol dos mineiros que estão em situação de insegurança alimentar

Evento vai arrecadar doações para compra de cestas básicas produzidas pelo MST
Evento vai arrecadar doações para compra de cestas básicas produzidas pelo MST Reprodução / Facebook Grito Pela Vida

Estudo publicado pelo grupo Alimento para Justiça, da UFMG em parceria com a Universidade Livre de Berlim e a Universidade de Brasília (UnB), mostrou que 59,4% dos lares brasileiros enfrentam algum grau de insegurança alimentar, 15% deles, de forma grave. Em solidariedade aos mineiros que estão nessa situação, artistas e entidades sindicais se uniram para criar o movimento Grito pela Vida, que será lançado neste primeiro de maio, Dia do Trabalhador.

O encontro virtual reunirá artistas e ativistas em defesa da vida, no combate à fome e às desigualdades. Participam nomes como Toninho Horta, Fernanda Takai, Aline Calixto, Renegado, Cida Mendes, Fernando Pacheco, Pereira da Viola, Sérgio Santos, Pedro Morais, Marcio Borges e Gabriel Guedes. O Grito pela Vida vai arrecadar doações para compra de cestas básicas produzidas pelo Movimento Sem Terra (MST) e distribuídas pela Central Única das Favelas (Cufa).

Nesta sexta-feira, 30, o programa Conexões recebeu a presidenta da CTB Minas, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Valéria Morato. Ela falou sobre o significado do evento ocorrer no Dia do Trabalhador em meio à pandemia, detalhou sobre a programação e a responsabilidade da sociedade como um todo de atuar no combate à fome no país.“Nós entendemos que só a unidade do povo brasileiro é que nos ajudará a sair desse lugar que estamos. A fome do outro me incomoda, precisa me incomodar e precisa também ser assumida como minha responsabilidade”, ressaltou Valéria na entrevista.

Ouça a conversa com Luiza Glória

O encontro do Grito pela Vida está marcado para este sábado, primeiro de maio, das 16h às 19h. A transmissão pode ser acompanhada no Youtube e no Facebook do movimento. Para saber a programação completa e como doar, clique aqui.

Produção: Flora Quaresma sob a orientação de Luiza Glória

Publicação: Alessandra Dantas