Meio Ambiente

Grupo de estudos da UFMG instrui agricultores em busca de certificação com apoio da PBH

As atividades ofertadas promovem a difusão de técnicas agroecológicas

O AUÊ, Grupo de Estudos em Agricultura Urbana da UFMG, que atua há quase seis anos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, promove a formação técnica para produção de hortas agroecológicas. A ação, desenvolvida em conjunto com a Prefeitura de Belo Horizonte, é voltada a agricultores da capital e região metropolitana interessados em receber a certificação do Sistema Participativo de Garantia (SPG). 

Em entrevista, a subsecretária de segurança alimentar e nutricional Darklane Dias conta que a certificação é importante para garantir a segurança alimentar, mas o documento vai além.  Isso porque a atividade, desenvolvida no espaço da UFMG, possibilita o intercâmbio cultural entre os agricultores, que trocam experiências, enriquecem o seu preparo e também entendem melhor sobre os desdobramentos do plantio consciente.

Composto por estudantes de graduação e pós-graduação, professores, servidores e técnico-administrativos, o grupo têm formação diversa e acolhe estudantes de diferentes áreas do conhecimento. Conheça mais sobre o Auê, as atividades desenvolvidas e os seus parceiros no site do grupo de estudos.

Ficha técnica
Entrevistados: Darklane Rodrigues Dias, subsecretária de SUSAN/PBH; Heloisa Costa, coordenadora do Grupo AUÊ; Camila Teixeira, comunicadora social do AUÊ; Ana Carolina Figueiredo, bolsista de extensão do AUÊ; George Fernandes, agricultor
Produção: Marden Ferreira
Reportagem: Marden Ferreira
Imagens: Tatiane Coura
Edição de imagens: Kennedy Sena
Edição de conteúdo: Jessika Viveiros