Extensão

Grupo da UFMG discute conflitos ambientais em evento na Fafich

Luta de comunidades contra impactos da mineração é um dos temas do ciclo de debates

Fred Oliveira / Gesta UFMG
Evento de lançamento do Observatório de Conflitos Ambientais, em 2010
Fred Oliveira / Gesta UFMG

O Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (Gesta) vai realizar, na quarta e quinta-feira (18 e 19 de abril), no auditório Professor Luiz Bicalho, na Fafich, a terceira edição do seu Ciclo de debates, palco de discussões sobre os trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos por seus integrantes.

A conferência de abertura, às 14h, tem como tema As dificuldades da descrição etnográfica e o trabalho da Nova Cartografia Social e será ministrada pelo professor Alfredo Wagner de Almeida, da Universidade Federal do Amazonas e coordenador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA). Em seguida, às 16h20, a mesa Escalas de produção de conhecimento e o trabalho com cartografias contará com a participação de Luzia Queirós, representante da Comissão de Atingidos pela Barragem de Rejeitos da Samarco, José Maria da Silva, morador da comunidade do Jassém e atingido pelo Projeto Minas-Rio, e de integrantes do Gesta.

Finalizando a programação do primeiro dia, o Cine Gesta, que integra a programação das atividades complementares do noturno, promoverá roda de conversa após a exibição dos filmes Do desastre à resistência – peregrinações em defesa do lugar, produzido pelo próprio Gesta, e Eu estou aqui, de Taiane Souza e Laira Carnelós, da UFV. A sessão comentada abordará as lutas e estratégias diante das violências causadas pela mineração em Minas Gerais.

No dia 19, às 14h, a primeira mesa A violência das afetações nas vidas, ambientes e corpos dos atingidos pela mineração contará com as presenças de Harold Maurício Castillo, do Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFMG, e das pesquisadoras do Gesta Lúnia Costa Dias, Clarissa Prates, Yasmin Antonietti e Lívia Duarte. A segunda mesa terá como tema A política das afetações: o desastre da Samarco e outras violências persistentes. Participarão Isaías Franco (Antropologia/UFMG) e Rafael Lopo, Ilklyn Barbosa, Ana Beatriz Pereira e Flávia Amboss, todos do Gesta. 

O evento é gratuito e aberto ao público, e os participantes que preencherem o formulário de inscrição receberão certificado. Veja a programação no site do Gesta. Mais informações podem ser obtidas no site, na página do evento no Facebook, pelo telefone 3409-6301 ou pelo e-mail gesta@fafich.ufmg.br.

Os filmes
Eu estou aqui, produção do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa (DCOM/UFV), narra a experiência exitosa de atingidos, acadêmicos e de movimentos sociais envolvidos na luta contra as ações do projeto de licenciamento e instalação, na região de Viçosa, de um mineroduto da empresa Ferrous.

Do desastre à resistência – Peregrinações em defesa do lugar descreve o movimento de reapropriação do território de Bento Rodrigues, impactado pelo rompimento da Barragem de Fundão. Como forma de resistência, a comunidade continua se reunindo para celebrar a padroeira do lugar, Nossa Senhora das Mercês.