Pesquisa e Inovação

Grupo de Investigação e Reflexão em Arte realiza ‘A GIRA – Webkintal de Ydeas’

Núcleo que promove a residência virtual online foi criado no Teatro Universitário da UFMG

Diversas formas de criação artística estarão em contato no evento virtual
Diversas formas de criação artística estarão em contato no evento virtual Divulgação

O Grupo de Investigação e Reflexão em Arte realiza a segunda edição d’A GIRA - Webkintal de Ydeas. O evento, idealizado pelo grupo que é um núcleo do projeto de extensão T.U. Produção e Memória, do Teatro Universitário da UFMG, promove estudos, pesquisas e compartilhamento de perspectivas voltados para a pluralidade de formas de criação artística. A GIRA é composta por sete artistas multidisciplinares que desenvolvem projetos de criação por meio de diferentes linguagens, com a proposta de construir discursos e narrativas que fogem do convencional.

Na edição deste ano, serão três webkintais e três minicursos, entre os dias 8 e 21 de maio, além da mostra artística que apresenta produções da equipe que compõe o grupo. O evento será realizado pela plataforma Zoom e o link de acesso fica disponível no perfil da GIRA no Instagram no dia de cada atividade.

Para entender melhor como funciona o Webkintal de Ydeas e descobrir quais são os temas das atividades, o programa Expresso 104,5 desta sexta-feira, 7, entrevistou o coordenador geral e curador do evento, Fabrício Trindade, que também é professor convidado do TU UFMG e doutorando pela Escola de Belas Artes da Universidade. Ele detalhou a programação e ressaltou que as atividades são abertas para o público em geral e explicou uma das propostas principais desse encontro entre artistas – ser "um espaço para troca, para compartilhar experiências e fomentar outras narrativas", nas palavras do curador.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Produção: Enaile Almeida e Filipe Sartoreto