Extensão

Grupo de pesquisa lança revista sobre pensamento radical

Revista Destroços traz dossiê que propõe leitura crítica da pandemia de covid-19, entre outros trabalhos

Capa d (Des)troços, com arte de Desali
Capa da (Des)troços, com arte de Desali Reprodução

Está no ar o primeiro volume da Revista (Des)troços, fruto do trabalho coletivo do Grupo de Pesquisa O Estado de Exceção no Brasil Contemporâneo, da UFMG. O volume tem artigos inéditos de Antonio Negri, Roberto Esposito, Sergio Givone e David Graeber, entre outros.

O evento de lançamento do volume será no dia 11 de fevereiro, às 18h30, com transmissão pelo canal do grupo de pesquisa no YouTube.

O volume é aberto com um dossiê que propõe leitura crítica da pandemia de covid-19. Segundo o editorial, o vírus é “objeto de nossa atenção, dado que é a partir dele, como verdade de uma época, que se pode pensar tanto a libertação quanto, o que parece ser mais provável, o aprofundamento das sujeições maquínicas, afinal a pandemia – qualquer pandemia – é profundamente política, é profundamente ligada a esse dêmos sem o qual não há política”. A revista contém ainda artigos de caráter geral, resenhas, entrevistas e traduções. A arte da capa do número 1 é do mineiro Desali.

Estão abertas as submissões para o volume 2, com lançamento previsto para junho de 2021, com o dossiê Outras vidas contra o espetáculo: o animal, o vegetal, a máquina e o alien. A revista recebe também contribuições em fluxo contínuo. Outras informações estão no site da (Des)troços. O grupo O Estado de Exceção no Brasil Contemporâneo é coordenado pelo professor Andityas Soares de Moura Costa Matos. da Faculdade de Direito da UFMG.