Notícias Externas

Heloísa Buarque de Hollanda revisita a obra '26 Poetas Hoje' com nova publicação

Lançamento de 'As 29 Poetas Hoje' marca 45 anos da antologia original, reunindo autoras da geração atual

Apenas poetas mulheres integram o grupo selecionado para a antologia
Apenas poetas mulheres integram o grupo selecionado para a antologia Foto: Divulgação

Em 1976, o cenário literário brasileiro foi marcado pelo lançamento da antologia de poesia brasileira 26 Poetas Hoje,  organizada pela escritora, editora e crítica literária Heloísa Buarque de Hollanda. O livro chamou a atenção por expor o trabalho de escritores que se afastavam do tema e da linguagem comuns à poesia feita pelos clássicos. Nomes como Ana Cristina César, Torquato Neto e Chacal, que marcaram a história da literatura nacional, foram lançados no mercado e passaram a ganhar visibilidade no cenário cultural por meio da publicação da antologia. A obra foi responsável por difundir a ideia da poesia marginal para o grande público, concretizando a geração mimeógrafo como o movimento literário da contracultura. 

Quarenta e cinco anos depois do lançamento de 26 Poetas Hoje, Heloísa Buarque de Hollanda se perguntou mais uma vez: quem está escrevendo poesia hoje? O resultado dessa indagação é uma nova coletânea, lançada neste ano, que reúne nomes de uma geração pulsante e combativa. Desta vez, apenas poetas mulheres integram o grupo selecionado pela pesquisadora. A antologia As 29 Poetas Hoje fala sobre identidade, sexo, amor, fúria, política e o Brasil de agora,  criando um retrato da produção literária que reflete a quarta onda feminista. 

Para saber mais sobre a antologia As 29 Poetas Hoje, o programa Universo Literário recebeu a professora, escritora e pesquisadora Heloísa Buarque de Hollanda.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Laura Portugal e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória
Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória