Pesquisa e Inovação

Heloisa Starling e Lilia Schwarcz lançam ‘Dicionário da República’ nesta terça

Especialistas em áreas como filosofia, história, ciência política e antropologia abordam valores de “uma tradição esvaziada de sentido”

...

Divulgação / Companhia das Letras

Em evento nesta terça-feira, 12, no Conservatório UFMG, será lançado o Dicionário da República: 51 textos críticos (Companhia das Letras), organizado pela historiadora e cientista política Heloisa Starling, professora da UFMG, e por Lilia Schwarcz, antropóloga e historiadora vinculada à Universidade de São Paulo.

O encontro, com início às 19h30, é promovido pela Companhia das Letras e pelo Projeto Sempre um Papo e reunirá para um debate Heloisa Starling, Pauline Braga, Newton Bignotto e Júnia Furtado, todos professores da UFMG.

Segundo a editora, trata-se de um volume “denso e plural” sobre república e republicanismo, desde a antiguidade até experiências mais localizadas, particularmente a do Brasil.

Os 51 verbetes do Dicionário da República, escritos por especialistas em filosofia, história, ciência política, antropologia, direito, sociologia e jornalismo, fazem um resgate crítico dos valores de “uma tradição hoje muito esvaziada de sentido e desfigurada pelo esquecimento”.

Os textos cobrem desde as origens (grega e romana) e diferentes matrizes do republicanismo (francesa, inglesa, italiana, haitiana e norte-americana) até seus grandes princípios (liberdade, direitos, igualdade, cidadania, bem comum) e inimigos (o despotismo, a tirania, a corrupção, o patrimonialismo). Tratam, ainda, dos numerosos movimentos republicanos no Brasil (como Canudos e Sabinada) e de suas várias Constituições. “Uma farta iconografia mostra como se deu a manipulação de símbolos e representações visuais para enraizar, sobretudo em nosso país, uma imaginação republicana”, continua o texto de divulgação.

Livro: Dicionário da República: 51 textos críticos
Organizadoras: Heloisa Starling e Lilia Schwarcz
Editora: Companhia das Letras
R$ 99,90