Pessoas

Heloisa Starling lança livro sobre o campus Pampulha

Historiadora descreve o espaço e revisita episódios emblemáticos; evento será neste sábado, em Belo Horizonte

Heloísa Starling com o campus ao fundo:
Heloísa Starling com o campus ao fundo: bastidores, histórias verídicas e lendasBianca de Sá / Papelícula

A historiadora Heloisa Starling, professora da Fafich, lança neste sábado, 11, a partir das 11h, na Livraria do Ouvidor, em Belo Horizonte, o livro Campus UFMG (Conceito Editorial). Em texto leve e bem-humorado, a autora transita entre os bastidores da construção e da administração do campus Pampulha, histórias verídicas e lendas, e descreve áreas verdes e edifícios. Ela também valoriza episódios de resistência de dirigentes e da comunidade a tentativas de violação da autonomia universitária.

Nascida em Belo Horizonte, Heloisa Starling é professora de História do Brasil na UFMG e coordenadora do Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória da Universidade. Foi vice-reitora na gestão 2006-2010. Entre seus livros mais recentes estão Brasil: uma biografia, com Lilia Schwarcz, (Companhia das Letras, 2015) e Ser republicano no Brasil Colônia: a história de uma tradição esquecida (Companhia das Letras, 2018).

Campus UFMG é a 33ª obra da Coleção BH. A cidade de cada um, idealizada pelos jornalistas José Eduardo Gonçalves e Sílvia Rubião. A série chegou ao mercado em setembro de 2004, com os títulos Lagoinha, de Wander Piroli, Mercado Central, de Fernando Brant, e Estádio Independência, de Jairo Anatólio Lima.

Com 158 páginas, o volume tem preço de capa de R$ 25. A Livraria do Ouvidor fica na rua Fernandes Tourinho, 253, Savassi.

Leia mais sobre o livro em matéria publicada na edição 2.056 do Boletim UFMG. As histórias do campus Pampulha também são revividas pela professora em vídeos produzidos pela TV UFMG. Assista:

Com assessoria de imprensa da editora