Notícias Externas

História sobre bairro da cidade de Curvelo é narrada em livro

Obra conta o dia-a-dia da de uma fábrica e sua importância para a história do bairro e de seus moradores

.
. Reprodução

Como concretização de um antigo desejo do professor Osvaldo Pereira de Souza, o bairro Maria Amália, na cidade de Curvelo, teve parte de sua história contada no livro Curvelo – Maria Amália, o voo do algodão. Na obra, Osvaldo se dedica a contar como era o cotidiano dentro da companhia têxtil Othon Linch Bezerra de Melo – Fábrica Maria Amália, e sua importância para a história do bairro e de seus moradores.

A obra parte de um olhar autobiográfico e narra diversos episódios vividos por Osvaldo em Curvelo, com o objetivo de contribuir para o resgate da memória do bairro e manter viva a história da cidade.

Osvaldo Pereira de Souza se mudou para Curvelo, com sua família, ainda criança, aos 5 anos de idade, e lá passou sua infância e juventude. O autor, assim como seus irmãos, foi operário na Fábrica Maria Amália. Atualmente, ele é professor de história na rede municipal de Belo Horizonte.

Nesta terça-feira, 16, ele falou sobre as histórias reunidas no livro em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-18-10-2018.mp3

A produção do livro foi independente, feita por meio de financiamento próprio, e ele pode ser comprado diretamente com autor. O telefone de contato é o (31) 3477-7266.

Produção de Maitê Louzada, sob orientação de Hugo Rafael