Institucional

Historiadores encerram ciclo de conferências dos 90 anos da UFMG

Peter Burke vai falar sobre a extinção do polímata na era da especialização; Maria Lúcia Burke abordará o legado do intelectual brasileiro Gilberto Freyre

Maria Lúcia e Peter Burke: Gilberto Freyre e a especialização em perspectiva
Maria Lúcia e Peter Burke: Gilberto Freyre e a especialização em perspectiva Fotos: acervo pessoal (Maria Lúcia) e Gunter Gluecklich (Peter Burke)

Duas conferências encerram, nesta semana, o ciclo UFMG 90: Desafios contemporâneos, que celebra as nove décadas de fundação da Universidade. Na terça-feira, 21, o professor emérito da Universidade de Cambridge (Inglaterra) Peter Burke abordará o tema Uma espécie em vias de extinção? – o polímata na época da especialização. Na quinta-feira, 23, Gilberto Freyre: nosso contemporâneo? será o foco de discussão da historiadora brasileira Maria Lúcia Pallares-Burke.

Ambos os eventos serão realizados às 10h, no auditório 104 do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2), campus Pampulha. A primeira palestra será em inglês, com tradução simultânea.

Peter Burke é doutor em História pela Universidade de Oxford (Inglaterra). Foi docente da Princeton University (EUA) e professor-visitante do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolveu o projeto de pesquisa Duas crises de consciência histórica. Especialista em Teoria da História e do Conhecimento, Burke enfatiza em suas análises a relevância dos aspectos socioculturais. Tem mais de 28 livros publicados e traduzidos para 31 idiomas.

Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke é historiadora, com pós-doutorado pela Universidade de Cambridge (Inglaterra). Foi professora da Faculdade de Educação da USP, onde obteve os graus de mestre, doutor e livre docente. Pesquisadora associada do Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge, tem-se dedicado ao estudo da circulação e recepção de ideias nos contextos europeu e latino-americano e à trajetória intelectual de pensadores como Gilberto Freyre, Rüdiger Bilden e Anísio Teixeira.

Rumos e desafios

A série Desafios contemporâneos, que foi inaugurada em março, promoveu, ao longo do ano, reflexões e discussões sobre as diversas áreas do conhecimento no mundo atual, com a participação de renomados pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Os conferencistas também foram convidados a compartilhar suas visões sobre os rumos e desafios da universidade no século 21, em especial, as políticas universitárias.

Ao longo do ciclo, foram realizadas conferências sobre matemática, poesia, prevenção de demência no envelhecimento, estresse, coro-coral, mudanças climáticas, conhecimento e diversidade, entre outros temas. A atividade trouxe à UFMG nomes como Boaventura de Sousa Santos, Michael Heinrich, Richard Stallman, Lyle Campbell e Eduardo Viveiros de Castro, entre outros. 

A programação, com dados sobre os convidados e assuntos abordados, está disponível no hotsite criado para reunir informações sobre as comemorações, endereço no qual são mantidas, na íntegra, as gravações das conferências.