Hoje no Festival: concerto do Ars Nova e conferência de Nuno Ramos

Toda a programação do Festival de Inverno é gratuita; amanhã será a vez de José Miguel Wisnik falar no Conservatório UFMG

O artista Nuno Ramos em seu ateliê
Nuno Ramos em seu ateliê Eduardo Ortega / Divulgação

Filósofo, pintor, desenhista, escultor, escritor, cineasta, cenógrafo, compositor: Nuno Ramos, um dos mais relevantes artistas brasileiros da contemporaneidade, é o conferencista do Festival de Inverno da UFMG nesta quinta-feira, 26. A conferência será ministrada  às 19h no Conservatório UFMG, que fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro. A participação no evento é gratuita, assim como toda a programação artística e cultural da Festival de Inverno.

Formado em filosofia, Nuno Ramos começou a trabalhar com pintura nos anos 1980. Posteriormente, migrou para os trabalhos tridimensionais. Suas obras – esculturas e instalações que incorporam materiais distintos, como madeira, tecido e metal, além de fotografias, vídeos e textos – já foram expostas nas principais galerias e bienais de arte do mundo.

Sua produção foi consagrada por prêmios como o Grant Award da Barnett and Annalee Newman Foundation, dos Estados Unidos, e da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). Para além das artes plásticas, Nuno Ramos possui oito livros – de ensaio, poesia ou prosa – publicados, que resultaram em duas premiações no Prêmio Portugal Telecom de Literatura.

Ars Nova Coral da UFMG
Ars Nova Coral da UFMG Duda Bona

Também hoje, às 18h, o Ars Nova - Coral da UFMG realiza um concerto no auditório da Reitoria, no campus Pampulha. Regido por Lincoln Andrade, o grupo interpretará um repertório abrangente, que inclui obras sacras a capella, acompanhadas por piano, e obras de compositores de diferentes regiões do Brasil – sempre com foco na produção musical do século 20.

Nos concertos de 2018, o Ars Nova vem relembrando os 120 anos do nascimento do cangaceiro Virgulino Ferreira, o Lampião, e os 80 anos de sua morte. Assim, parte do repertório que será apresentado referencia o cangaceiro. Músicas de autoria do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca, que fundou o Ars Nova em 1964, também serão apresentadas, em honra aos 85 anos de nascimento do antigo regente.

Confira o programa:

Three Madrigals - Emma Lou Diemer (1927)
Textos de William Shakespeare
I. O Mistress mine, where are you roaming?
II. Take, oh take those lips away
III. Sigh no more ladies, sigh no more!

Remembrances of Love - James McCray (1938)
Textos de Christina Rossetti e Percy Bysshe Shelley

Hymne au Soleil - Lili Boulanger (1893-1918)
Texto de Casimir Delavigne