Saúde

Hospital das Clínicas atende jovens e idosos abrigados em instituições

Outra campanha do HC recolhe até esta sexta, 14, presentes e doações para cinco lares de BH

Ação Ebserh Solidária realizada em 2017
Ação 'Ebserh solidária', em 2017 Francisco Willian Saldanha / Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela administração do Hospital das Clínicas da UFMG (HC) e de outros 40 hospitais espalhados pelo país, promove, no dia 20 de dezembro, a ação Ebserh solidária. O evento visa oferecer serviços de saúde para crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social e doar presentes e donativos na época do Natal.

Em Belo Horizonte, a ação será realizada na Casa do Ancião Chichico Azevedo (Cidade Ozanan) e no Centro Pop/Miguilim. A primeira é uma entidade sem fins lucrativos que atende 76 idosos frágeis. A segunda instituição é referência no atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua.

Com o mutirão, os abrigados terão oportunidade de receber atendimento médico sem se deslocar até unidades de saúde, já que o cuidado multidisciplinar prestado no HC chegará até eles. Médicos, profissionais assistenciais e residentes realizarão ações educativas, consultas e exames para identificar doenças. Ainda serão entregues, pelo Papai Noel, presentes arrecadados pela campanha Natal Solidário HC, que entra em sua décima edição, e haverá show de música nas duas instituições.

Solidariedade no Natal
O Hospital das Clínicas promove, há dez anos, a campanha Natal Solidário. Em 2018, profissionais, servidores e estudantes levarão presentes, doações, carinho e atenção a crianças, adolescentes e idosos carentes de cinco instituições de Belo Horizonte.

As doações atendem “cartinhas ao Papai Noel” escritas pelos beneficiados das instituições, incluindo os idosos. Os interessados em contribuir com a campanha poderão adotar uma cartinha e deixar o presente na Unidade de Comunicação do HC (1º andar, Ala Sul) até esta sexta-feira, 14 de dezembro.

Além de presentes, a campanha recolhe fraldas geriátricas e alimentos não perecíveis. Os presentes deverão ser entregues embrulhados e com a identificação da criança ou adulto e da instituição ajudada.

Neste ano, as instituições beneficiadas com as doações serão Creche Vovó Guiomar (96 crianças de zero a cinco anos), Centro Pop/Miguilim (40 crianças e adolescentes), Casa do Ancião Chichico Azevedo (76 idosos), Creche Imaculada (156 crianças de zero a cinco anos) e Lar dos Idosos Santo Antônio de Pádua (37 idosos).

Com Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas UFMG