Extensão

HC promove campanha de conscientização sobre o uso do marca-passo

Atividade educativa será realizada nesta segunda-feira, na entrada do prédio

Imagem de um eletrocardiograma:
Imagem de um eletrocardiograma: marca-passo corrige o ritmo cardíacoPortal EBC / Creative Commons

Com o tema Não deixe o seu coração sair do ritmo, tome uma medida de pulsoo Hospital das Clínicas (HC-UFMG) promove, nesta segunda, 25 de setembro, ação de conscientização sobre a importância do suporte aos portadores de dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis, conhecidos como marca-passos.

A atividade, alusiva ao Dia do Portador de Marca-passo, celebrado em 23 de setembro, será realizada das 9h às 15h, no hall de entrada do Hospital, no campus Saúde. Haverá distribuição de folders e exposição de aparelhos. Médicos e enfermeiros estarão no local para conversar e tirar dúvidas do público sobre o assunto. 

O marca-passo é um aparelho que monitora e corrige defeitos do ritmo cardíaco. O implante é simples, e a pessoa pode ter uma vida normal após o procedimento. Estima-se que haja no Brasil cerca de 300 mil usuários de marca-passo. O Hospital das Clínicas da UFMG realiza a cirurgia para implante do dispositivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Anualmente, cerca de 450 procedimentos são feitos na instituição. 

Assista ao vídeo da TV UFMG sobre os 90 anos de fundação do Hospital: