Saúde

Hospital Risoleta Neves da UFMG é referência para tratamento de AVC

Órgão conta com unidade específica de tratamento e reabilitação de pacientes acometidos pela doença

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a doença que mais mata no nosso país, atingindo mais de 100 mil pessoas por ano, segundo o Ministério da Saúde. Em 2008, o Hospital Risoleta Neves da UFMG inaugurou uma unidade específica para o tratamento e reabilitação dos pacientes, contando com a atuação de médicos e profissionais das mais diversas áreas, tornando-se referência no tratamento do AVC em Belo Horizonte. Veja mais no vídeo produzido pela TV UFMG.

O AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) também é conhecido por outros nomes, como "derrame cerebral" ou “Acidente Vascular Encefálico (AVE)”. Isso acontece quando há uma obstrução em um dos vasos sanguíneos presentes no cérebro, e então, a parte atingida começa a ser danificada, o que traz sérios riscos à vítima. Os fatores associados à incidência do problema estão ligados a hipertensão, diabetes, excesso de peso, fumo, sedentarismo e histórico familiar. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 100 mil pessoas morrem, por ano, no Brasil devido ao AVC. Esse número é superior à taxa de mortalidade oriundo da malária, tuberculose e Aids juntas.

HOSPITAL RISOLETA NEVES

A Unidade de AVC do Risoleta foi inaugurada em 2008 com o objetivo de atender a uma demanda que já existia na Instituição desde 2006, quando foi inaugurado o seu atendimento neurológico. Esse tratamento demanda certa complexidade, implicando na utilização de profissionais de diversas áreas. Por isso a equipe da Unidade conta com a atuação de médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais, para assim fornecer um serviço da mais alta qualidade. Vale ressaltar que o acompanhamento médico também é realizado com os o paciente mesmo após a alta.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu, em parceria com a Federação Mundial de Neurologia, o dia 29 de outubro, como o Dia Mundial de Combate à essa enfermidade. Com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a prevenção da doença cerebral.

Equipe: produção e  reportagem: Luiz Cisi (imagens); Samuel do Vale (edição de imagens); Marcelo Duarte (edição de imagens) Jessika Viveiros e Pablo Nogueira (edição de conteúdo)