Hospital Risoleta Neves vacinará 2,3 mil trabalhadores

Previsão é que a primeira etapa de imunização seja concluída até domingo, dia 24

Cristiana
Cristiana Almeida inaugurou a vacinação no HRTN: ansiedade por reencontrar a avóAssessoria de Comunicação do HRTN

O Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN) espera concluir até domingo, dia 24, a primeira etapa de vacinação de seus profissionais. A instituição recebeu da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte duas mil doses da vacina Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan de São Paulo, e solicitou outras 314 para completar a primeira rodada. A vacina é aplicada em duas doses.

A vacinação começou na última quarta-feira, dia 20, e as primeiras doses foram tomadas por profissionais que atuam nas áreas Covid (CTI Covid e Enfermagem Covid). A técnica de enfermagem Cristiana Almeida, 40, que trabalha no CTI Covid, foi a primeira profissional vacinada. Ela se disse “muito honrada” por ter sido escolhida para deflagrar o processo no hospital. "Sei que represento muita gente, meus colegas de profissão, suas famílias. Esse período foi muito difícil. Perdemos muitas pessoas, muita gente perdeu os seus amores, mas nossa dedicação pela vida prevaleceu”, afirmou ela, que trabalha no Risoleta desde 2010 e mora na Região Norte de Belo Horizonte.

Cris, como é conhecida pelos colegas de trabalho, revelou que pretende, assim que puder, encontrar-se com a avó, de 95 anos. “Ela será a primeira pessoa que eu vou abraçar. Não deito no colo dela há quase um ano. Estou contando os dias”, afirmou.

Ações
De 25 de fevereiro do ano passado até 2 de janeiro deste ano, o HRTN atendeu 6.878 pacientes com suspeita da doença. Para enfrentar a pandemia, o hospital adotou várias ações, como a elaboração de documentos para orientar as equipes, adequações em seus espaços físicos, aquisição de equipamentos de proteção individual para todos os trabalhadores, medidas para reduzir a circulação de pessoas nos ambientes internos do hospital, outras destinadas ao bem-estar físico e mental dos trabalhadores e realização de pesquisa sobre a presença do novo coronavírus (no ar e em superfícies) e inquérito sorológico dos profissionais.

No Hospital das Clínicas, outra instituição de saúde vinculada à UFMG, a vacinação começou na terça-feira, dia 19. A unidade recebeu 2,5 mil doses, e o primeiro profissional imunizado foi o auxiliar de enfermagem Antônio Alves Ribeiro, 61 anos.

Com informações da Assessoria de Comunicação do HRTN