Ensino

Mestrado em Alimentos e Saúde começa a ser oferecido no ICA no segundo semestre

Programa terá três linhas de pesquisa

Processos e controles em ciência de alimentos aplicados à saúde é uma das linhas de pesquisa do curso
Processos e controles em ciência de alimentos aplicados à saúde é uma das linhas de pesquisa do curso Lucas Braga / UFMG

O Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, em Montes Claros, passa a ofertar um novo curso de pós-graduação stricto sensu. Trata-se do mestrado em Alimentos e Saúde, que foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e lançou neste mês edital de seleção para a primeira turma. As inscrições terminam no dia 5 de julho.

São oferecidas 14 vagas para o ingresso no segundo semestre deste ano, sendo três reservadas para candidatos autodeclarados negros, uma vaga para indígenas e outra para pessoas com deficiência. Os candidatos aprovados serão distribuídos em uma das três linhas de pesquisa do programa: Processos e controles em ciência de alimentos aplicados à saúde; Efeitos dos alimentos e suas tecnologias na fisiopatologia e nutrição; Alimentos, microbiologia e modulação biomolecular

Alimentos e saúde
Inovar e aprimorar as tecnologias associadas à produção de alimentos, selecionar e obter de novos ingredientes e elevar continuamente os índices de eficiência dos sistemas de melhoramento alimentar são alguns do objetivos do curso. O mestrado visa também preparar os estudantes para analisar os efeitos desses alimentos sobre a saúde de seres humanos e animais.

Professor do ICA e um dos coordenadores do programa, Sérgio Santos explica que o curso é interdisciplinar e propõe atender à demanda de ampliar a qualificação dos profissionais na região em que o campus está inserido. “A região de Montes Claros concentra grande número de empresas e indústrias destinadas à produção de alimentos, como laticínios, produtos de agricultura e frutos regionais. Percebe-se, não só no Norte de Minas, mas também em todo o Brasil, uma carência de profissionais habilitados em lidar com produtos e serviços que mantenham interface entre alimentos e seus efeitos na saúde. Sob esse aspecto, o curso proposto é inédito no país."

Inscrições
Podem se candidatar graduados em áreas afins ao curso. Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever na secretaria da pós-graduação, que fica no Centro de Atividades Administrativas e Didáticas (CAAD), avenida Universitária, 1.000, bairro Universitário, Montes Claros. No ato da inscrição, eles devem apresentar toda a documentação exigida no edital em envelope único lacrado. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h. Também serão aceitas inscrições pelo Sedex, desde que postadas até 27 de junho.

O processo de seleção é constituído de três etapas: avaliação escrita de conhecimentos específicos na área de alimentos e saúde, do projeto de pesquisa e do Curriculum vitae. O resultado final será divulgado no dia 19 de julho, a partir das 17h. O cronograma do processo seletivo e outras informações sobre a inscrição estão disponíveis nos editais publicados na página do Mestrado em Alimentos e Saúde.

Amanda Lelis / Cedecom Montes Claros