ICA expõe trabalhos na Festa do Pequi de Montes Claros

Cadeia produtiva dos frutos do cerrado é foco de pesquisas e ações de extensão da UFMG

Grupo Viveiro, do ICA, na Festa do Pequi em 2019
Estande do ICA na Festa do Pequi, em 2019 Amanda Lelis | UFMG

O Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG é um dos organizadores da 29ª Festa Nacional do Pequi, que será realizada de sexta a domingo (7 a 9 de fevereiro), na Praça da Matriz, em Montes Claros. O evento se consolidou como uma vitrine de exposição de pesquisas e programas de extensão que têm como foco os frutos nativos do cerrado.

Em um estande montado na festa, o ICA expõe trabalhos, frutos e plantas nativas e exóticas. Há cerca de 20 anos, professores e estudantes buscam conhecer o desenvolvimento das espécies e métodos de propagação de mudas das plantas, sobre as quais ainda há pouco conhecimento científico. Grande parte desse trabalho é desenvolvida pelo Grupo de Estudos em Frutíferas Exóticas e Nativas (Gefen), em parceria com o Viveiro de Mudas Frutíferas Ornamentais e Silviculturais, ambos do ICA. No viveiro, são produzidas mudas nativas. Uma amostra delas será exposta e sorteada durante a festa.

Prosa e oportunidades
No sábado, 8, será realizado o Dia de Prosa e Oportunidades, que reunirá produtores rurais e instituições para a apresentação de casos de sucesso na cadeia produtiva do pequi e de outros frutos do cerrado. “O objetivo é propiciar ao público a oportunidade de conhecer melhor os produtos do processamento do pequi e destacar a importância de sua cadeia produtiva para a conservação do meio ambiente, para a geração de renda e para a utilização dos frutos como fonte de nutrientes e novos sabores”, explica o técnico Teddy Marques Farias, vinculado ao Laboratório de Óleos e Biotecnologia no ICA e um dos organizadores da ação.

O evento também visa estimular o empreendedorismo e novos modelos de negócios com base na cadeia produtiva dos frutos do cerrado. “Diversas empresas têm apostado nos frutos nativos como matéria-prima para alimentos, medicamentos, cosméticos e biocombustíveis, entre outras aplicações. A festa é uma boa oportunidade de aproximar o público dessa realidade e estimular o consumo e o empreendedorismo nessa cadeia produtiva e o desenvolvimento sustentável na região”, comenta Teddy Farias.

A programação da festa está disponível no site da prefeitura de Montes Claros.

Amanda Lelis / Cedecom Montes Claros