ICA inicia produção de kits de coleta para diagnóstico da covid-19

Dez mil unidades serão montadas para suprir parte da demanda do Norte de Minas

Kit diagnóstico montado em Montes Claros
Kit diagnóstico montado em Montes Claros Mirella Christie Rodrigues de Abreu

O Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG iniciou a produção de kits para os testes de diagnóstico da covid-19. Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, uma equipe baseada no campus Montes Claros vai montar, até outubro, 10 mil conjuntos para atendimento de parte da demanda por testes.

Os testes atenderão diretamente à rede do Norte de Minas Gerais, macrorregião de Saúde do Estado que engloba 86 municípios. A iniciativa pretende suprir parte da demanda da região, o que diminuirá a dependência dos testes produzidos em Belo Horizonte. Os kits de coleta para diagnóstico laboratorial de SARS-CoV-2 são produzidos por equipe formada por professores, servidores técnico-administrativos, graduandos, mestrandos e doutorandos do ICA, em laboratório do Centro de Pesquisas em Ciências Agrárias (CPCA).

De acordo com a professora Anna Christina de Almeida, que coordena o projeto, os kits já estão certificados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e serão distribuídos na rede de saúde de acordo com a demanda. “Todo o processo de montagem passa por um controle laboratorial muito rigoroso, que segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Os kits são para coleta de material para realização de RT-PCR. Com ele, é possível ter a identificação mais segura dos casos positivos e tomar as medidas direcionadas para esse grupo”, explicou.

Confiabilidade
Os testes RT-PCR são considerados “padrão de referência”, ou seja, seus resultados são mais confiáveis. “O teste pesquisa o vírus diretamente nas vias respiratórias. O swab, que é uma espécie de cotonete, é preparado para coletar o material da narina e garganta do paciente, que depois é encaminhado aos laboratórios para diagnóstico do vírus”, explicou a professora.

Anna Christina destaca a importância de empenhar equipe e infraestrutura qualificadas da Universidade para atendimento da demanda regional. “Temos uma estrutura no CPCA que, no momento, funciona com pesquisas isoladas em razão do isolamento social. Não podemos deixar de nos envolver na busca de soluções para o problema que estamos vivendo”, conta.

Foram investidos recursos da UFMG para a compra de materiais e equipamentos e ofertadas bolsas a dez estudantes de pós-graduação que compõem a equipe. “É uma oportunidade para que esses estudantes continuem trabalhando nesse período em que parte das pesquisas foi paralisada", comenta a professora.

O projeto Centro de apoio montagem de kits para coleta de material para diagnóstico é parte de um conjunto de ações da Universidade para o enfrentamento ao novo coronavírus e seus impactos na sociedade. Em abril, a UFMG recebeu R$ 21,5 milhões da Secretaria de Ensino Superior (Sesu) do Ministério da Educação para aplicar em ações elaboradas pela Administração Central da UFMG e diretorias das unidades acadêmicas.

Amanda Lelis / Cedecom Montes Claros