ICA leva sua produção científica à ‘vitrine’ da Expomontes

Minifazenda é uma das atrações do evento, que começa nesta sexta

Viveiro de mudas do ICA: suporte para aulas práticas e projetos de pesquisa e extensão Amanda Lelis / UFMG

Pesquisas no campo da biotecnologia e trabalhos sobre propagação de mudas nativas e sistemas de agricultura e pecuária que reduzem a pressão sobre o meio ambiente desenvolvidos no Instituto de Ciências Agrárias (ICA) serão exibidos, a partir de hoje, 29, na 44ª edição da Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes). Outro destaque do estande é a Minifazenda da UFMG, que reunirá animais e jogos educativos.

O evento será realizado até 8 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros. De acordo com os organizadores, a Expomontes deverá movimentar, em dez dias, R$ 500 milhões, além de gerar empregos e fomentar a economia local.

Parte dos trabalhos levados pela UFMG é formada de mostruários de sementes, que compõem um dos laboratórios da Universidade. “Os mostruários representam a agrobiodiversidade da região. Demonstram uma diversidade de favas de milho e de diferentes culturas do Norte de Minas, como espécies florestais, frutíferas e de hortaliças”, explica o professor Delacyr Brandão, que coordena a atividade.

No evento também serão expostas mudas de plantas nativas do Norte de Minas produzidas no Viveiro de Mudas Frutíferas Ornamentais e Silviculturais, que oferece suporte às aulas práticas de diferentes disciplinas e a projetos de pesquisa e extensão. O viveiro é coordenado pelo professor do ICA e pró-reitor adjunto de Extensão, Paulo Sérgio Nascimento Lopes.

O estudante do curso de agronomia do ICA Tiago Santiago explica que o espaço valoriza as atividades produtivas agrárias, com foco na educação ambiental. “Nosso objetivo é produzir uma muda de qualidade a preço de custo, principalmente das espécies nativas, que são ameaçadas e, em muitos casos, mais difíceis de serem encontradas”, esclarece. Por meio das atividades de extensão, a equipe do viveiro também presta assessoria para comunidades, com cursos de formação, oficinas e eventos. “Além da produção das mudas, queremos ensinar o produtor as melhores técnicas de plantio, de poda e de condução”, afirma Tiago.

Minifazenda
Outra atração da Expomontes é a Minifazenda da UFMG, espaço que simula uma fazenda, com a exposição de animais, além de jogos e atividades de educação ambiental, direcionados a crianças e jovens. A visitação é gratuita.

De acordo com o professor do ICA e coordenador da atividade, Délcio Rocha, estarão expostos animais como pônei, minivaca, minipig, minicabra e peixes ornamentais. “A fazendinha resgata a história das fazendas antigas e expõe tecnologias atualmente empregadas”, afirma o professor.

No espaço, as crianças serão envolvidas em atividades sobre cuidados com animais de estimação, reciclagem e destino correto de resíduos sólidos e participarão de jogos educativos e interativos sobre temas como a germinação de sementes.

A expectativa é que a minifazenda seja visitada por cerca de seis mil pessoas nos dez dias de exposição. Trinta escolas da rede pública de ensino estão escritas.

O ICA também participa do Torneio Leiteiro Expomontes. De acordo com o professor Otaviano de Souza Pires Neto, será uma oportunidade para que os estudantes da UFMG conheçam a prática da produção leiteira e auxiliem na realização do torneio em aspectos como a organização da pesagem dos animais. “Para os alunos, é uma troca de experiência. Eles adquirem conhecimento teórico e prático, já lidando com os produtores antes mesmo de sair para o mercado de trabalho”, explicou o professor.

A 44ª Expomontes é organizada pela Sociedade Rural de Montes Claros. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas em seu site oficial.

Estudantes vão colaborar com a organização do torneio leiteiro
Estudantes vão colaborar com a organização do torneio leiteiro Jéssika Viveiros / UFMG

Amanda Lelis / Cedecom Montes Claros