Meio Ambiente

ICA tem projeto para revitalizar afluentes do Rio São Francisco

Atividade de extensão será realizada no município de Miravânia, que abriga importantes nascentes

Flávio Pimenta / ICA
Trecho assoreado de afluente do Rio São Francisco em Miravânia 
Flávio Pimenta / ICA

De iniciativa do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, o projeto de pesquisa e extensão Ações de revitalização dos recursos hídricos no município de Miravânia no semiárido mineiro, aprovado em chamada pública do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), visa recuperar, conservar e promover ações de revitalização no local, com foco na sustentabilidade hídrica.

Miravânia está inserida em uma área de clima semiárido. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), “a região do município registrou a existência de entre 11 e 15 eventos hidrológicos de seca durante o período de 2003 a 2015, e, por esse motivo, o território tem áreas afetadas pelo processo de desertificação".

De acordo com um dos coordenadores do projeto, o professor Flávio Pimenta de Figueiredo, o início das atividades foi adiado por causa das medidas de distanciamento social decorrentes da pandemia de covid-19, mas deve ocorrer ainda em 2020.

Potencial ecológico e agropecuário
Pimenta explica que os rios Japoré, Itacarambi e Calindo, afluentes do São Francisco, são de grande importância para a região, em razão do seu potencial ecológico e agropecuário. No entanto, a degradação e o uso inadequado de seus recursos prejudicam a sobrevida dos afluentes. “Isso também tem implicações de ordem econômica e cultural, pois a população muitas vezes utiliza os recursos mediante padrões e costumes adquiridos ao longo de anos”, comenta o professor, que divide a liderança do projeto com o também professor Willian James.

Estão previstas ações como a construção de barragens e terraços, o cercamento de nascentes e a recuperação das voçorocas. Também serão implementadas fontes alternativas de energia, visando contribuir para sustentabilidade econômica, social e ecológica da região. A comunidade local poderá participar de treinamento para recuperação das veredas e para conservação de nascentes.

Amanda Lelis / ICA