ICB comemora 65 anos da descoberta da dupla hélice do DNA

Palestra do professor Sergio Pena, exposição de representações da estrutura e exibição de filme estão programadas para a próxima quarta-feira

qimono / pixabay / CC0 Creative Commons
Estrutura da molécula de DNA, cuja descoberta foi decisiva para o avanço da medicina no século 20
qimono / pixabay / CC0 Creative Commons

O Dia Mundial da Descoberta da Dupla Hélice de DNA, comemorado em 25 de abril, é a data que marca a publicação dos resultados alcançados pelos estudos dos cientistas Francis Crick e James Watson. Os 65 anos do feito serão lembrados pelo ICB na próxima quarta-feira em evento que também comemora o cinquentenário do Instituto e do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia.

Da estrutura do DNA à genômica: 65 anos de descobertas é o tema da palestra que o professor Sérgio Pena, do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, fará na abertura da atividade, a partir das 14h, seguida de debate. A atividade ocorrerá no auditório 3 do ICB, sem necessidade de inscrição. Em seguida, às 15h, será exibido no mesmo auditório o filme The Race  for the Double Helix, que narra a história da rivalidade entre as duas equipes de cientistas que disputavam a corrida pela descoberta da estrutura do DNA: Francis Crick e James Watson, da Universidade de Cambridge, e Maurice Wilkins e Rosalind Franklin, do King's College London.

Durante todo o evento, o saguão do ICB abrigará a exposição Está no DNA: representações criativas da molécula do DNA, com trabalhos escolhidos em concurso organizado pela Unidade. O primeiro classificado receberá prêmio de R$ 500 doados pela Fundação Danilo Pena. Interessados em participar da exposição podem se inscrever até segunda-feira, dia 23, na Assessoria de Comunicação do ICB (Bloco J1, sala 173), das 8h às 17h, ou pelo e-mail comunica@icb.ufmg.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3409-3011.

A descoberta
O estudo de Watson e Crick foi publicado no dia 25 de abril de 1953, na revista Nature. As descobertas baseavam-se na organização e reinterpretação de diversos dados já existentes, como as cristalografias da molécula de DNA realizadas pela cientista britânica Rosalind Franklin e pelos estudos do físico Maurice Wilkins.

Em 1962, Watson, Crick e Wilkins ganharam o Prêmio Nobel de Medicina pelo seu modelo estrutural da molécula. Embora essencial para a descoberta, Franklin já estava falecida na época.

A estrutura do DNA descoberta pelos cientistas (leia artigo publicado pela dupla Watson e Crick, em 1953) foi decisiva para a compreensão de seu funcionamento e abriu caminho para o sequenciamento do genoma humano, um dos principiais responsáveis pelos avanços da medicina nas últimas décadas.

Com Assessoria de Comunicação do ICB