ICB lança série com dicas sobre saúde mental

Primeiro episódio de ‘Dois pontos – um programa de vida’ já está disponível

Identidade visual do programa:
Identidade visual da série, que terá 10 episódiosCriação Anderson Rodrigues / ICB / UFMG

Foi lançada nesta quinta-feira, 10, Dia Internacional de Combate ao Suicídio, a série Dois pontos – um programa de vida, que reunirá dicas de saúde mental em dez episódios em áudio. A série, produzida pela Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica e pela Escuta Acadêmica do ICB, foi aberta com depoimento da estudante Ana Elisa, do curso de Ciências Biológicas. Os outros nove episódios serão postados diariamente no Portal do ICB e em suas redes sociais.

O programa foi proposto pelo estudante de ciências biológicas Anderson Rodrigues, que é bolsista da Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB. Autor da identidade visual da iniciativa e responsável pela edição dos áudios, Rodrigues conta que seu objetivo era alertar a comunidade universitária – que está em isolamento social – para os efeitos da pandemia no âmbito da saúde mental e para a realidade do suicídio no Brasil e no mundo e as formas de prevenção.

"Dois pontos nos pareceu uma ideia-síntese do nosso objetivo: citar a fala de alguém ou introduzir um esclarecimento ou explicação", afirma o jornalista Marcus Vinicius dos Santos, coordenador da Assessoria de Comunicação, ao justificar a escolha do nome do programa.

Escuta
O programa é mais uma ação do serviço de escuta acadêmica do ICB, coordenado por Maria de Lourdes de Brito Melo, a Malu, e vinculado ao Centro de Graduação da Unidade. "Aqui ouvimos o estudante com todo o cuidado, respeito e sigilo profissional", resume Malu. Ela conta que o processo pode levar os estudantes a encontrar caminhos para vencer dificuldades – internas ou externas – que possam comprometer sua vida acadêmica. "São abordadas questões que ultrapassam aspectos administrativos e acadêmicos. Tentamos identificar se o estudante vivencia alguma situação subjetiva ou de vulnerabilidade que interfere em seu processo educativo", afirma.

O serviço é desenvolvido em rede com os demais órgãos de escuta da UFMG e com os serviços suplementares de saúde (SUS e particulares).

Com Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB