Pesquisa e Inovação

ICB vai construir microscópios para observar amostras vivas em tempo real

Tecnologia Folha de Luz dos equipamentos modulares gera imagens 3D de alta resolução

Da esquerda para a direita, professores do ICB: Vinicius Toledo Ribas, Gregory Kitten (centro) e Christopher Kushmerick
Da esquerda para a direita, os professores Vinicius Toledo Ribas, Gregory Kitten e Christopher Kushmerick Foto: Henrique Castanheira | ICB/UFMG

Três professores do ICB – Christopher Kushmerick, do Departamento de Fisiologia e Biofísica, Gregory Kitten e Vinicius Toledo Ribas, ambos do Departamento de Morfologia – participam da construção dos microscópios Flamingo, cuja tecnologia Folha de Luz gera imagens 3D de alta resolução de amostras biológicas vivas ou fixadas. O trabalho, que integra o projeto Building flamingo light sheet microscopes in South America, possibilitará que Brasil, Chile e Uruguai contem, até o fim deste ano, com as primeiras unidades desse sistema, que pode proporcionar avanços nas pesquisas desenvolvidas nos três países. O projeto é financiado pela Chan Zuckerberg Initiative (CZI).

Segundo o professor Gregory Kitten, um dos investigadores envolvidos na empreitada, além da instalação dos microscópios modulares em laboratórios estratégicos, o objetivo do projeto é promover a pesquisa, a colaboração científica e a educação, por meio de cursos, workshops e conferências centrados na tecnologia Folha de Luz. “Pretendemos facilitar o uso e a disseminação dessa tecnologia, diminuindo gastos com equipamentos. Vamos instalar três microscópios transportáveis, acessíveis e compartilháveis entre pesquisadores e laboratórios, de modo a alcançar uma abrangência significativa na América do Sul”, antevê.

A técnica de microscopia de Folha de Luz propicia a obtenção de imagens de espécimes biológicos vivos ou fixados, em alta resolução, durante longos períodos de tempo, com impactos mínimos nas amostras causados pela incidência de luz. Ela permite verificar o crescimento de uma planta em tempo real, por exemplo, e pode ser empregada em pesquisas que ajudem a compreender a saúde humana e desenvolver novos medicamentos.

Flamingo na UFMG
Para iniciar o projeto, as peças serão adquiridas na Alemanha, onde será realizado um workshop para treinamento de pesquisadores e técnicos dos laboratórios estratégicos. Eles vão aprender a construir, usar e fazer manutenção de seus microscópios, começando com a configuração mais adequada para atender às necessidades imediatas de pesquisa em suas áreas. Cada aparelho será enviado ao país de destino com peças sobressalentes necessárias para alterar as configurações.

O Sistema Flamingo da UFMG será montado no Centro de Aquisição e Processamento de Imagens (Capi) do ICB, sob a responsabilidade do seu diretor, professor Christopher Kushmerick. De acordo com Gregory Kitten, os microscópios Flamingo já são usados em laboratórios nos Estados Unidos e na Europa, mas não são equipamentos comerciais. O custo de produção de cada unidade é de US$100 mil (R$500 mil).

Ampliando a compreensão
A Chan Zuckerberg Initiative é uma organização filantrópica fundada e presidida por Mark Zuckerberg, do Facebook, e sua esposa, Priscilla Chan. O Programa Imaging, da CZI, apoia pesquisadores que estão expandindo o acesso e treinamento em tecnologias de imagem e desenvolvendo tecnologias de ponta para aumentar a compreensão sobre processos biológicos no corpo humano, capazes de gerar descobertas sobre como curar, prevenir ou controlar doenças. 

O projeto, liderado por Alenka Lovy, diretora do Centro de Pesquisa em Microscopia da Universidade Mayor, no Chile, reúne 11 cientistas e é um dos 14 finalistas do Programa Imaging.

Dayse Lacerda | Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB