Extensão

Idosos participam de oficina de prevenção à perda de memória, na UFMG

Jogos de baralho, música e mímica estão entre as práticas sugeridas para estimular a memória de curto e de longo prazo

A capacidade de acumular memórias no cérebro é diretamente atravessada por emoções que as pessoas experimentam em suas vivências, o que evidencia uma conexão entre memória, aprendizagem e afetividade. Pensando em maneiras práticas de manter o desempenho e empreendimento da memoração depois dos sessenta e cinco anos, o Programa Envelhecimento Ativo da UFMG oferece, semanalmente, uma oficina com atividades desenvolvidas para trabalharem a cognição dos idosos.

Com exercícios lúdicos, os participantes podem trabalhar eixos de memória de curto e longo prazo, a partir de exercícios de fluência verbal, dupla tarefa, atenção, cálculo, lógica e capacidades visuoconstrutivas, realizados a partir de jogos que buscam estimular, também, uma melhoria no âmbito social da vida dos participantes. Entre as atividades recomendadas pela equipe estão jogos de baralho, música e mímica.

Os encontros têm duração de uma hora e meia e ocorrem semanalmente na Faculdade de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). A TV UFMG participou de uma das oficinas e apresenta o trabalho. Confira!

Matrículas e mais informações sobre o Programa Envelhecimento Ativo aqui

Entrevistados: Luiza Faria, bolsista do projeto; Gabriel Borçato, coord. pedagógico do projeto; Sônia Maria Lobato, aposentada; Raquel de Sá, aposentada.

Equipe: Marden Ferreira (produção), Marden Ferreira, Renato Temponi (reportagem), Antônio Soares, Cássio de Jesus (imagens), Marcia Botelho(edição de imagens), Olívia Rezende (edição de conteúdo).