Pesquisa e Inovação

Idosos protagonizam nono episódio da série 'Enquanto isso...'

TV UFMG mostra como a saúde mental desse grupo populacional é afetada pela pandemia

Os idosos representam, aproximadamente, 13% da população brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desde o início da pandemia do novo coronavírus, decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em março de 2020, especialistas indicam os cuidados que esse segmento da população deve tomar neste período tão único da história. 

O penúltimo episódio da série Enquanto isso..., da TV UFMG, tem os idosos como protagonistas. Ele mostra como a pandemia afeta a saúde mental deles, traz depoimentos de pessoas da comunidade universitária dessa faixa etária e oferece dicas de yoga destinadas a elas.

O nono episódio de Enquanto isso… também reúne análises de Fábio Belo, professor do Departamento de Psicologia da UFMG, Dirceu Greco, infectologista e professor emérito da Universidade, Bárbara Mendonça, professora de yoga, Grace Rego Saliba, terapeuta ocupacional na UFMG, e Lucia Caetano, técnica da Universidade.

Homenagem
O penúltimo episódio da série homenageia Maria do Carmo de Oliveira, técnica em enfermagem aposentada do Hospital das Clínicas da UFMG, ativista da causa negra e dirigente do Sindifes. Do Carmo foi uma das responsáveis pela produção de grande parte das imagens do episódio, mas faleceu antes de ver o resultado do trabalho com o qual colaborou.

Equipe: Ruleandson do Carmo (produção e edição de conteúdo), Yves Vieira (produção), Marcelo Duarte (edição de imagens), Ravik Gomes (edição de imagens) e Flávia Moraes (coordenação)