Saúde

Idosos são vacinados no campus Pampulha neste sábado

'Drive-thru' foi montado na Unidade Administrativa 2

Idoso toma a segunda dose da Coronavac no campus Pampulha
Idoso toma a segunda dose da Coronavac no campus Pampulha Catarina Mota Coelho | UFMG

O campus Pampulha abriga neste sábado, 6 de março, um posto de vacinação da Prefeitura de Belo Horizonte no sistema drive-thru para imunizar idosos de 86 a 88 anos residentes em Belo Horizonte com a segunda dose da vacina Coronavac. O posto está montado na Unidade Administrativa II (entrada pela Avenida Abrahão Caram, 763, bairro São José) e hoje funciona até as 15h.

A vacinação contra a covid-19 está sendo conduzida por profissionais da PBH. Eles contam com apoio de infraestrutura – sobretudo de refrigeração para a conservação das vacinas – do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAST), vinculado à Pró-reitoria de Recursos Humanos da UFMG, que tem sede no prédio da Unidade II. O campus Pampulha é um dos três postos extras exclusivos para o drive-thru.

Continuidade
Na próxima semana (8 a 12 de março), pessoas de 80 a 85 anos serão imunizadas com a primeira dose no mesmo local. Os idosos de 82 anos serão vacinados somente a partir da terça-feira, dia 9; os de 81, a partir da quarta, dia 10, e os de 80 anos, na quinta e na sexta-feira, dias 11 e 12. O horário de atendimento é das 8h às 15h.             

Outras informações sobre a vacinação contra a covid-19 em Belo Horizonte estão disponíveis no portal da Prefeitura.

'Drive-thru' continuará funcionando na próxima semana para vacinar pessoas de 80 a 85 anos
'Drive-thru' continuará funcionando na próxima semana para vacinar pessoas de 80 a 85 anos Catarina Mota Coelho | UFMG

Parcerias
Nos últimos anos, a UFMG tem estabelecido parcerias com a Prefeitura em campanhas de imunização. O campus Pampulha abrigou postos de vacinação contra a influenza de 2018 a 2020. Em 2019, integrou a campanha da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Em 2017, houve a imunização contra a febre amarela. Todos os anos, o público específico do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh é atendido prioritariamente como estratégia do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Leia mais sobre a parceria entre a UFMG e a PBH.