Programas do Ieat estimulam pesquisa de ponta e colaboração internacional

Indicações para Cátedras e Professor Residente estão abertas; propostas devem ter perfil transdisciplinar e inovador

Detalhe de equipamento do Laboratório de Cristalografia, instalado no Departamento de Física da UFMG
Detalhe de equipamento do Laboratório de Cristalografia, instalado no Departamento de Física Lucas Braga / UFMG

Estão abertas as inscrições de indicações para programas do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) – Cátedras Santander de Estudos Ibero-latino-americanos, Cátedras Fundep/Ieat e Professor Residente – que buscam estimular a colaboração de pesquisadores da UFMG com pesquisadores e grupos do exterior, favorecendo o avanço de investigações de natureza transdisciplinar.

Um total de 118 professores já participou dos programas, e, segundo o diretor do Ieat e professor do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia, Estevam las Casas, a vinda de professores de outras instituições para a UFMG favorece o surgimento de pesquisas e projetos de ponta.

“Na nossa última chamada, recebemos um professor que propôs intercâmbio que vai resultar na criação de novo doutorado, um outro que nos convidou para integrar um novo centro de estudos latino-americanos e uma professora italiana que nos ajudou a criar um projeto de cooperação nas áreas de alimentos e agroindústria", exemplifica Las Casas. Essas iniciativas só foram possíveis graças aos programas do Ieat", acrescenta.

O diretor sustenta que os docentes visitantes ajudam a UFMG a ingressar, de forma mais qualificada, nas discussões científicas e tecnológicas mais atuais. “Eles trazem novos ares à universidade, e isso é importante para que a UFMG se integre aos principais centros de pesquisas do mundo todo.”

Conheça os três programas do Ieat que estão com chamadas abertas:

Estevam Las Casas:
Las Casas: docentes visitantes trazem novos ares à UFMGFoca Lisboa / UFMG

Professor Residente

Inscrições: até 20 de março de 2018
São ofertadas seis vagas e podem participar docentes da UFMG em exercício e eméritos ou aposentados que desenvolvam atividades como voluntários na Universidade. Os professores devem ter expressiva contribuição na formação de recursos humanos e alta produtividade em atividades de pesquisa. Os requisitos precisam ser comprovados por meio de curriculum vitae.

Ao residente é oferecido apoio logístico, por meio da secretaria do Instituto, além da concessão de passagens e diárias caso o pesquisador necessite participar de eventos previstos no projeto. Também será concedido auxílio para publicações de trabalhos oriundos dos projetos de residência via Editora UFMG, e o residente terá prioridade na indicação de nomes para participação no Programa Cátedras do Ieat. Pela primeira vez, professores poderão efetuar inscrições coletivas.

Esta chamada do Programa Professor Residente prevê a realização de pesquisas avançadas e transdisciplinares no período de 1º de agosto de 2018 a 31 de julho de 2019. Os resultados serão divulgados no dia 7 de maio.

O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis na internet.

Cátedras Santander de Estudos Ibero-latino-americanos
Inscrições: até 15 de março de 2018
O programa é aberto a pesquisadores de referência internacional que desenvolvam pesquisas no campo ibero-latino-americano, nas diversas áreas do conhecimento. As indicações podem ser feitas por docentes da UFMG em exercício e por professores eméritos ou aposentados que exerçam atividades como voluntários na UFMG.

Serão ofertadas até duas vagas, com vigência de junho a novembro de 2018, excetuando-se o mês de julho. As atividades poderão ser desenvolvidas em períodos de sete a 30 dias. Os catedráticos receberão apoio logístico e operacional, por meio da concessão de passagens aéreas e pagamento de diárias no valor de R$ 1 mil por dia, limitado ao máximo de quinze diárias.

Os professores solicitantes devem ter título de doutor e comprovada atuação na área do conhecimento da indicação. Em caso de aprovação, os solicitantes atuarão como anfitriões, sendo responsáveis pela recepção e inserção do convidado no ambiente universitário. Os catedráticos deverão desenvolver atividades como conferências, palestras, reuniões de trabalho e/ou minicursos.

O resultado será divulgado no dia 4 de maio. O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis on-line.

Cátedras Fundep/Ieat
Inscrições: até 15 de março de 2018
As indicações podem ser feitas por docentes da UFMG em exercício, eméritos ou aposentados que atuem como voluntários na Universidade. Há duas modalidades:

Cátedras Visitantes: com duração de sete a 19 dias e limite de pagamento de 10 diárias, referentes aos dias de permanência na UFMG.

Cátedras Residentes: com duração de 20 a 60 dias e pagamento limitado a 35 diárias. É destinado a pesquisadores com reconhecimento internacional em sua linha de pesquisa que já desenvolvam trabalhos em colaboração com professores residentes do Ieat ou com grupos de pesquisa consolidados da UFMG.

O Instituto oferece pagamento de diárias no valor de R$ 1 mil aos ocupantes das Cátedras Visitantes e de R$ 850 aos das Cátedras Residentes, além de apoio logístico e operacional para a realização das atividades durante a residência. O resultado será divulgado no dia 4 de maio.

O regulamento e o formulário de Inscrição estão disponíveis na internet.