Disciplina enfoca questões contemporâneas pelo viés da transdisciplinaridade

Pós-graduandos em Estudos Linguísticos devem inscrever-se até o dia 12; outros interessados têm prazo maior

Ieat fica localizado na Unidade Administrativa III da UFMG, no campus Pampulha
Ieat fica localizado na Unidade Administrativa III da UFMG, no campus Pampulha Foca Lisboa / UFMG

Com enfoque transdisciplinar, desafios e oportunidades nas diversas áreas do conhecimento serão abordados na disciplina Tópicos em estudos transdisciplinares: questões contemporâneas da sociedade e das territorialidades, que será oferecida pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), no primeiro semestre de 2020. A disciplina está aberta para alunos de graduação e pós-graduação.

O conteúdo das aulas vai abranger temas como imigração e refúgio no Brasil, com base em estudos de Linguística Aplicada, o sistema de exclusão na cidade neoliberal brasileira, o controle da transmissão da dengue, saúde e gestão de recursos humanos, desinformação nas plataformas digitais e a diversidade genômica e sua relação com doenças complexas no Brasil.

As aulas serão ministradas pelos professores residentes Allan Claudius Queiroz Barbosa, da Faculdade de Ciências Econômicas, Denise Morado Nascimento, da Escola de Arquitetura, Eduardo Martin Tarazona Santos e João Trindade Marques, ambos do Instituto de Ciências Biológicas, Fabrício Benevenuto, do Instituto de Ciências Exatas, e Luciane Corrêa Ferreira, da Faculdade de Letras.

A disciplina tem carga horária de 60 horas-aula (quatro créditos). Os encontros serão às segundas-feiras, das 14h às 18h, em local ainda não definido.

Veja a ementa da disciplina.

Matrícula
São ofertadas 20 vagas aos estudantes dos cursos de graduação, na modalidade Formação Livre, por meio do Sistema Acadêmico da Graduação (Siga), na terceira fase de matrícula. Outras 20 vagas serão ofertadas para estudantes da pós-graduação, por meio do código da disciplina LIG948F. Estudantes regulares do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) devem fazer a matrícula on-line até o dia 12 de dezembro. As instruções estão disponíveis no site do Poslin.

Estudantes de outros programas de pós-graduação da UFMG podem requerer matrícula na disciplina por meio do formulário para requerimento de disciplinas eletivas, que deverá ser preenchido e entregue presencialmente no dia 3 de março de 2020, na sala 4035 da Faculdade de Letras da UFMG. Conheça as instruções para matrícula.

Havendo vagas, a disciplina estará disponível como isolada aos demais interessados sem matrícula na UFMG, seguindo a data do calendário acadêmico.