IEAT vai ofertar disciplina sobre história, memória e ética no segundo semestre

Ela é aberta a estudantes de graduação e pós e será ministrada por professores residentes

Sala de aula em disciplina ofertada pelo IEAT
Sala de aula em disciplina ofertada pelo IEAT IEAT | UFMG

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG vai ofertar, no segundo semestre, a disciplina Tópicos em Estudos Transdisciplinares: história, memória e ética nas ciências e nas humanidades.

As aulas serão ministradas pelos professores residentes Andréa Machado de Almeida Mattos, da Faculdade de Letras, Emílio Peluso Neder Meyer, da Faculdade de Direito, e Santuza Maria Ribeiro Teixeira, do Instituto de Ciências Biológicas.

A formação está sustentada em três eixos temáticos, todos desenvolvidos à luz dos conceitos de história, memória e ética: as recentes transições democráticas no Brasil, as questões de memória e pós-memória e o desenvolvimento e aplicações de novas tecnologias de edição de genomas. Veja a ementa da disciplina.

Os graduandos que tiverem interesse em cursar a disciplina deverão se matricular na terceira etapa de matrícula (Formação Livre), nos dias 5 e 6 de agosto, pelo Sistema Acadêmico da Graduação (Siga). Os alunos da pós-graduação deverão se inscrever por meio do formulário para requerimento de disciplinas eletivas, que deverá ser preenchido e entregue presencialmente no dia 2 de agosto, na sala 4035, da Faculdade de Letras. Estudantes sem vínculo com a UFMG também poderão se matricular por meio da modalidade disciplina isolada.

Tópicos em Estudos Transdisciplinares tem carga horária de 60 horas (quatro créditos). As aulas serão às quintas-feiras, das 14h às 17h30, na sala 4069 da Faculdade de Letras. Mais informações estão disponíveis no portal do IEAT.