Formas de Ingresso

Inep consultará candidatos sobre nova data do Enem

Enquete será aberta no dia 20, e inscritos poderão escolher entre três opções

Enem 2020 conta com mais de 6 milhões de inscritos
Candidatas examinam prova de edição anterior: Enem 2020 conta com mais de 6 milhões de inscritos Marcelo Camargo / Agência Brasil

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 contribuirão para a escolha do período de aplicação das provas. De 20 a 30 de junho, os inscritos terão três opções de datas para votar, em dezembro deste ano, janeiro e maio de 2021, considerando o adiamento das provas em 30, 60 ou 180 dias das datas previstas em edital.

Durante o período da enquete, os inscritos deverão acessar a Página do Participante, com CPF e senha utilizados no cadastro do portal único do governo federal, e indicar um a das alternativas propostas.

A primeira opção prevê a realização da prova impressa nos dias 6 e 13 de dezembro de 2020, e o Enem digital em 10 e 17 de janeiro de 2021. A segunda propõe o exame impresso nos dias 10 e 17 de janeiro de 2021, e o on-line nos dias 24 e 31 de janeiro. Na terceira alternativa, as provas impressas seriam em 2 e 9 de maio de 2021, e as provas on-line, nos dias 16 e 23 do mesmo mês.

Porta de entrada
O adiamento das datas de realização do Enem 2020 foi determinado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em razão do impacto da pandemia do novo coronavírus. O Enem impresso estava previsto para os dias 1º e 8 de novembro, e o digital, para 22 e 29 do mesmo mês.

Principal porta de entrada para cursos do ensino superior em universidades públicas e privadas, o Enem deste ano teve mais de 6 milhões de inscritos, e a maioria, 65%, indicou que já havia concluído o ensino médio em anos anteriores. Outros 23% estão no terceiro ano, e 12% são “treineiros”, estudantes que fazem a prova para testar conhecimentos.

Dos 91 cursos de graduação da UFMG, 89 usam os resultados do Enem – 79 no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os cursos, o número de vagas oferecidas e as normas para realização da seleção serão publicados em edital que ficará disponível na página eletrônica do Sisu/UFMG

O Enem também é o mecanismo de acesso para os cursos da UFMG que exigem provas de habilidades específicas – Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design de Moda, Música e Teatro – e para a Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo). E também para as formações técnicas subsequentes do Colégio Técnico (Coltec), destinadas a estudantes que já concluíram o ensino médio. O Coltec oferta os cursos Técnico em Biotecnologia, com ênfase em Análises Clínicas, e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, com ênfase em Programação para Dispositivos Móveis.

Com Assessoria de Comunicação do MEC