Pesquisa e Inovação

Informativo analisa eficácia dos desinfetantes usados contra o coronavírus

Avaliação feita pelo Departamento de Química recai sobre os produtos aprovados pela Anvisa

fdf
Publicação traz anexo com orientações sobre desinfecção em meios de transporte público
Prefeitura de Olinda

Professores do Departamento de Química da UFMG acabam de publicar informativo que apresenta uma revisão técnica da eficácia dos produtos desinfetantes usados para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

O informativo, disponível em formato PDF, traz informações relativas à formulação, concentração, tempo de ação e modo de preparo de soluções dos principais germicidas aprovados pela Anvisa, como o álcool, o hipoclorito de sódio, o peróxido de hidrogênio e o cloreto de benzalcônio.

De acordo com os autores da revisão do material, a limpeza prévia aumenta a eficiência da desinfecção, e há casos em que as duas ações devem ser realizadas simultaneamente. “A limpeza é caracterizada por processos que removem sujeira. Já a desinfecção diz respeito a processos que eliminam micro-organismos patogênicos”, assinalam os professores.

Na publicação, os especialistas destacam que a transmissão do vírus pelo toque em superfícies contaminadas, seguido de toque na boca, nariz e olhos, embora não seja a principal, é uma via significativa de transmissão da doença. “Particularmente preocupantes são os casos de superfícies frequentemente tocadas por várias pessoas, como ocorre nos transportes públicos coletivos”, diz um trecho do informativo, que traz anexo com instruções sobre métodos de desinfecção em meios de transporte público.

O informativo é assinado pelos professores Luciano Andrey Montoro, Rossimiriam Pereira de Freitas, Heveline Silva, Rubén Dario Sinisterra e Eduardo Nicolau dos Santos.

Matheus Espíndola