Iniciativa da UFMG ensina educação financeira a crianças de Belo Horizonte

Consumo consciente, planejamento financeiro, poupança e outras estratégias são ensinadas em atividades interativas

Segundo levantamento feito em 2018 pelo SPC Brasil em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 45% do brasileiros admitem não fazer um controle efetivo do próprio orçamento. Visando mudar essa realidade, o professor Antônio Dias Pereira Filho, da Faculdade de Ciências Econômicas, coordena o projeto Educação Financeira para Todos, que realiza palestras de educação financeira em escolas públicas e particulares de Belo Horizonte.

A iniciativa começou em 2018 e foi motivada pela experiência de Antônio ao escrever um livro infantil sobre educação financeira: Tonico e seus primeiros dinheirinhos. Desde então, as palestras que vem sendo realizadas usam da contação de histórias, de atividades interativas e da participação das crianças para ensinarem coisas como consumo consciente, planejamento, poupança e outras atividades de gerenciamento de finanças. A TV UFMG acompanhou a visita à Escola Estadual José do Patrocínio da Silva Pontes, no Milionários, região do Barreiro.

Entrevistado: Antônio Dias Pereira Filho, professor Faculdade de Ciências Econômicas UFMG

Ficha Técnica: Júlia Calasans (produção), Larissa Costa (reportagem), Antônio Soares (imagens), Kennedy Sena (edição de imagens), Jessika Viveiros (edição de conteúdo)