Inovações do campo da informação serão discutidas em seminário

Programação inclui ciclo de formação de editores e mesa sobre memória e patrimônio

Encontro abordará inovações a serem aplicadas no Sistema de Bibliotecas da UFMG
Encontro abordará inovações a serem aplicadas no Sistema de Bibliotecas da UFMG Foca Lisboa/UFMG

Novas estratégias para lidar com as inovações do campo informacional serão abordadas de 10 a 13 de setembro, no 5º Encontro do Sistema de Bibliotecas da UFMG: biblioteca e inovação e no 2º Ciclo de Formação de Editores. Destinado sobretudo aos bibliotecários e demais servidores do Sistema de Bibliotecas, o evento recebe inscrições pela internet

Os encontros serão iniciados com o workshop Uso e configuração do OJS 3.1, com instruções para o uso da mais recente versão do sistema eletrônico de editoração de revistas. Na manhã do segundo dia, o tema será as mudanças nos instrumentos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliação dos cursos presenciais e a distância, com foco nos aspectos relacionados ao acervo das bibliotecas universitárias.

Na tarde do dia 11, será aberto o 2º Ciclo de Formação de Editores, que contará com palestras sobre o Portal de Periódicos da UFMG e sobre as tendências para publicações científicas eletrônicas Qualis-Capes e com painel contendo proposta de novo organograma para o Portal de Periódicos.

Servidores do Sistema de Bibliotecas apresentarão suas produções acadêmicas – monografias, dissertações, teses e outros trabalhos – no dia 12. À tarde, a mesa-redonda Memória e patrimônio vai abrigar discussões sobre questões como a destruição de bibliotecas ao longo da história e registros de acervos bibliográficos no Programa Memória do Mundo, da Unesco. Também será proferida palestra sobre patrimônio bibliográfico, raridade e documento.

No último dia do evento, Fernando Modesto, da Universidade de São Paulo (USP), apresentará conceitos, inovações e perspectivas de um novo código de catalogação, o Resource Description & Access (RDA).

Para a diretora do Sistema de Bibliotecas da UFMG, Kátia Lúcia Pacheco, o evento será "um momento propício para que a Universidade comece a discutir esse importante assunto, já que o RDA tem sido visto como uma possibilidade de aperfeiçoar o trabalho de catalogação realizado nas bibliotecas da UFMG”. Ela destaca que o Seminário vai oferecer a profissionais da informação novas estratégias para lidar com essa e outras inovações do campo informacional.

Para participar de todas as atividades do encontro, é necessário se inscrever em cada um dos módulos separadamente. Também é possível se matricular apenas nos módulos de interesse. Será emitido certificado de participação. O evento terá lugar no Auditório A 104 do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2), com transmissão ao vivo no YouTube.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4611 e pelo e-mail dir@bu.ufmg.br.