Inscritos no Enade 2019 já podem preencher Questionário do Estudante

Obrigatório, procedimento influencia a nota final do curso avaliado

Estudantes da UFMG em atividade de avaliação em sala de aula
Estudantes da UFMG em atividade de avaliação em sala de aula Foca Lisboa / UFMG

Composto de questões que visam avaliar o perfil socieoeconômico e acadêmico dos participantes do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2019, o Questionário do Estudante já pode ser preenchido pelos inscritos.

De acordo com a diretora de Avaliação Institucional da UFMG, Viviane Birchal, as questões acadêmicas, referentes à organização didático-pedagógica, à infraestrutura e a oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional do concluinte, têm importante influência na nota final do curso, o Conceito Preliminar de Curso (CPC), correspondendo a 15% do conceito a ser calculado.

“É muito importante que o preenchimento seja feito de maneira justa, valorizando os aspectos positivos de sua formação.  O resultado alcançado no Enade atesta ao país e ao mercado de trabalho a qualidade do curso, da universidade e do diploma. É também uma forma de prestação de contas à sociedade,  demonstrando a importância da UFMG, uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, afirmou Viviane Birchal, em comunicado aos inscritos.

Para preencher o questionário, o estudante deve acessar este endereço. Todas as questões devem ser respondidas. O prazo termina em 21 de novembro.

Atendimentos especiais
Os participantes também já podem solicitar atendimentos pelo nome social e especializado ou específico durante a prova, que será realizada no dia 24 de novembro, em todo o Brasil.

O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia. O atendimento específico, por sua vez, é direcionado a gestantes, lactantes, idosos ou pessoa com outra condição específica. Nos três casos, as solicitações podem ser feitas até 13 de setembro.

Outro procedimento que poderá ser solicitado a partir desta terça-feira, dia 3, é a indicação de dupla graduação. Nesse caso, o estudante que faz dois cursos de graduação escolhe um para ser avaliado.

O edital da edição 2019 está disponível no portal do Exame.

Os cursos
Os cursos de graduação da UFMG avaliados pelo Enade 2019 são Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Tecnologia em Radiologia e Zootecnia.