Pesquisa e Inovação

Instituto Serrapilheira lança chamada para financiar 12 cientistas com até R$ 700 mil

Inscrições de projetos serão recebidas de 16 de novembro a 16 de dezembro; prazo de apoio foi ampliado para três anos

Grupo coordenado pelo professor Alexander Birbrair (na primeira fileira, no centro) investiga o papel do sistema nervoso no crescimento de células malignas do melanoma: projeto contemplado na primeira chamada do Instituto Serrapilheira recebeu aporte extra de R$ 1 milhão Acervo Alexander Birbrair

O Instituto Serrapilheira acaba de lançar sua quarta chamada pública de apoio à ciência. Serão selecionados até 12 jovens cientistas com projetos originais e ousados que contribuam para o conhecimento fundamental em ciências naturais (ciências da vida, física, química, geociências), ciência da computação e matemática. Os apoios (grants) vão variar de R$ 200 mil a R$ 700 mil e serão aportados durante três anos. Desde sua criação, em 2017, o Serrapilheira investiu R$ 30 milhões em ciência, apoiando mais de 120 projetos de pesquisa. As inscrições ficarão abertas de 16 de novembro a 16 de dezembro, e o edital já está disponível para consulta.

A nova chamada pública traz mudanças importantes em relação às anteriores. O período de apoio foi estendido de um para três anos para possibilitar que os cientistas desenvolvam seus projetos em um prazo mais longo, com a liberdade essencial para a pesquisa de excelência. O valor do grant passou a ser variável e levará em consideração as necessidades de cada projeto.

O bônus da diversidade também mudou. Depois de selecionados, os pesquisadores poderão concorrer, de forma voluntária, a recursos extras para serem investidos exclusivamente na integração e formação de pessoas de grupos sub-representados em suas equipes. O valor do bônus vai depender da ação a ser desenvolvida e poderá variar de 10% a 100% do grant recebido. A forma de implantar as ações de inclusão será discutida com cada coordenador de projeto.

Outra novidade é que cada candidato só poderá submeter no máximo duas propostas durante todo o período em que for elegível. O objetivo é que o proponente dedique tempo e cuidado para preparar uma proposta original e de qualidade. O limite de submissão de uma proposta por chamada continua valendo.

Os candidatos também deverão indicar pelo menos dois artigos de impacto em que foram autores principais. O impacto será avaliado pela capacidade que o estudo teve de questionar, avançar ou aprofundar o conhecimento no campo, justificado pelo próprio candidato. Ou seja, o proponente deverá explicar por que considera seus artigos de impacto com base no conteúdo e contribuição intelectual.

Seleção
O processo de seleção passa a ocorrer em duas etapas. Na primeira, os candidatos enviam uma pré-proposta, que será avaliada pelos revisores. A partir daí, alguns candidatos serão chamados para submeterem a proposta completa. A etapa final inclui uma entrevista.

Os candidatos deverão ter vínculo permanente com alguma instituição de pesquisa no Brasil e ter concluído o doutorado entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2018. Esse prazo é estendido em até dois anos para mulheres com filhos. O Serrapilheira encoraja a candidatura de mulheres e pessoas negras.

Presença da UFMG
Sete professores da UFMG foram selecionados nas três chamadas anteriores. Cada um recebeu R$ 100 mil para desenvolver seus projetos durante um ano. Na última, os beneficiados foram Fabrício Caixito, do IGC, e Angélica Neves e Danilo Neves, do ICB.  Na segunda, Fernanda Antunes Carvalho e Luiz Eduardo Del Bem, ambos do ICB, foram contemplados. O primeiro edital selecionou os trabalhos dos professores Alexander Birbrair, do ICB, e Roberto Figueiredo, da Escola de Engenharia. Posteriormente, o grupo coordenado por Birbrair recebeu aporte extra de R$ 1 milhão para avançar nas investigações sobre o microambiente tumoral.

Com Assessoria do Instituto Serrapilheira