Pesquisa e Inovação

Instituto Serrapilheira lança terceira chamada pública de apoio à pesquisa

Cada cientista contemplado receberá R$ 100 mil

O Instituto apoia pesquisas nas áreas de Ciências Naturais, Ciência da Computação e Matemática
Serão apoiadas pesquisas nas áreas de Ciências Naturais, Ciência da Computação e Matemática Unsplash

O Instituto Serrapilheira acaba de lançar sua terceira chamada pública de apoio à pesquisa científica. A agência de fomento privado à ciência vai selecionar até 24 jovens pesquisadores com projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Naturais, Ciência da Computação e Matemática. Cada contemplado receberá dotação de até R$ 100 mil pelo período de um ano.

Os cientistas contemplados são reavaliados após um ano, e até três terão o apoio renovado e receberão  R$ 1 milhão, no máximo, para investir em suas pesquisas por mais três anos. “Apoiamos projetos em longo prazo porque a ciência de qualidade precisa de tempo para ser desenvolvida”, resume o diretor-presidente do Serrapilheira, Hugo Aguilaniu. “A pesquisa básica é rodeada de incertezas, mas tem o potencial de mudar o mundo", acrescenta.

Para se candidatar, o interessado precisa ter vínculo permanente com alguma instituição de pesquisa no Brasil e ter concluído o doutorado entre 1º de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2017. O prazo será estendido em um ano para mulheres com um filho e, em dois anos, para aquelas com dois ou mais filhos. Os projetos também devem ser realizados majoritariamente no Brasil.

Grupos sub-representados
O instituto encoraja a candidatura de mulheres, pessoas negras e de outros grupos sub-representados. Após a seleção, os contemplados poderão, ainda, solicitar um bônus para a formação de equipes com diversidade, com foco étnico-racial e de gênero. A implementação do bônus no valor de R$ 300 mil para a formação de grupos sub-representados em suas áreas de pesquisa será discutida com cada pesquisador.

O edital e outras informações estão disponíveis no site do Instituto Serrapilheira. As inscrições terminam no dia 18 de dezembro.