Extensão

Interação da música com o cérebro é tema de oficina na UFMG

Evento faz parta da 5ª Semana do Cérebro

.
. Divulgação

Afinal, o que temos dentro da nossa cabeça? Como funciona o cérebro humano? O que foi incógnita por muito tempo, hoje já começa a ser desvendado. A neurociência se dedica a estudar esse órgão complexo há décadas, em suas mais diversas implicações, interações, interseções… Seguindo o movimento de conhecer cada vez mais a mente humana, aqui, na UFMG, existe o Núcleo de Neurociências. E o NNc já tradicionalmente promove a Semana do Cérebro, que este ano está na 5ª edição! A ação é em parceria com a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento e segue até o domingo, trazendo diversas atividades aqui no Campus Pampulha, Espaço do Conhecimento e o Hospital João XXIII. Uma das frentes da programação vai explorar a relação do cérebro com os sentidos: como nossa mente constrói a realidade pela visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar. E nesse contexto, será apresentada a oficina 'Neurociência encanta: como a música interage com o cérebro?', tratando da relação das melodias com as memórias e percepções. A atividade é em parceria com a Escola de Música. 

A professora do departamento de Fisiologia e biofísica da UFMG, Grace Schenatto, conversou com o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, nessa terça-feira, 12.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

A oficina 'Neurociência encanta: como a música interage com o cérebro?' é nesta quarta-feira, 13, de 17h às 19h, no Centro de Atividades Didáticas 1, aqui no Campus Pampulha. A 5ª Semana do Cérebro na UFMG segue até o domingo 17, no Campus Pampulha, no Hospital João XXIII e no Espaço do Conhecimento. A semana tem atividades sempre das 10h às 21h, com exceção do sábado, em que as atividades são exclusivas para o público não ouvinte. Nesse dia, de 14h ás 17h da tarde, as oficinas serão mediadas em Língua Brasileira de Sinais. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, número 700. A participação em todas as atividades é livre e tem entrada franca. Não é necessário fazer inscrições prévias.

Informações e a programação completa no www.facebook.com/nnc.ufmg.

Com produção de Jaiane Souza, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael