Arte e Cultura

'Recodificações' discute interação entre o humano e o virtual

Exposição está em cartaz no Centro Cultural UFMG

“Como podemos experimentar sensorialmente um código que geralmente é entendido apenas de modo abstrato?”. Essa foi uma das perguntas que orientaram o artista Pedro Veneroso na construção das 15 obras que compõem a exposição Recodificações, em cartaz, até 12 de janeiro, no Centro Cultural UFMG.

A relação entre o humano e o virtual é o foco do trabalho de Veneroso, que leva o público a experimentar algoritmos, códigos e construções tecnológicas com base na prática artística.

“Permanentemente, a arte está atrelada à ciência e à tecnologia. Já na pré-história, as pinturas rupestres materializavam técnicas inventadas pela humanidade de então. Da Vinci se envolvia no campo da engenharia e da matemática. E agora a tendência é que computadores e aparelhos eletrônicos passem a permear processos artísticos de maneira contínua”, diz o artista em entrevista à TV UFMG.

A exposição pode ser visitada na Grande Galeria do Centro Cultural, de terça a sexta, das 10h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. O trabalho de Veneroso também foi abordado em matéria publicada no Boletim UFMG.

Ficha técnica
Yves Vieira (produção e reportagem), Antônio Soares (imagens), Otávio Zonatto (edição de imagens), Luciana Julião e Ruleandson do Carmo (edição de conteúdo)