Notícias Externas

Internet como ferramenta contra o machismo é um dos temas do CriptoTrem

Evento promove palestras e oficinas sobre criptografia

BH pela Privacidade, Igualdade e Liberdade na Rede: esse é o tema da primeira edição do ciclo de palestras CriptoTrem. O nome é uma brincadeira com a criptografia, campo que estuda maneiras de proteger dados e manter a comunicação segura na internet, e o já conhecido jeitinho mineiro de falar. O CriptoTrem será amanhã e vai contar com treze horas de palestras e oficinas sobre quatro diferentes campos da criptografia: Keynote, sobre insegurança digital e vigilância; Tecnopolíticas; Hack It Yourself ou “Hackeie você mesmo”; e Cibersiririca, sobre o empoderamento e reconhecimento feminino nas redes.
Uma das palestrantes da Trilha Cibersiririca é a estudante de Antropologia da UFMG, Flora Carvalho, que pesquisa a internet como uma plataforma de denúncias de violência de gênero. Ela conversou com o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, nesta sexta-feira, 12.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

A palestra "Qual o anonimato que queremos? Ciberfeminismos e a internet enquanto ferramenta para denúncias de violência de gênero" será amanhã às 12h30, como parte da programação da 1ª edição do ciclo de palestras e oficinas CriptoTrem. O evento começa às 9h da manhã no Centro de Referência da Juventude - rua Guaicurus, 50,  Centro, ao lado da Praça da Estação. Mais informações no site criptotrem.org ou a página instagram.com/criptotrem.

Produção: Mariana Prates, sob orientação de Hugo Rafael