Notícias Externas

Internet é aliada em tempos de isolamento social

Expresso discutiu papel da rede no momento atual com professor do Deparatamento de Comunicação da UFMG

.
. pxhere/CC0

O isolamento social é uma medida necessária para conter a disseminação do novo coronavírus (Sars-Cov-2), não há o que discutir. Mas de forma alguma, isso significa solidão e tédio. A internet é um ótimo recurso para transpor o isolamento espacial e continuar conectado com o mundo e com amigos. Mas não só isso. Além de informação, a internet é uma boa ferramenta também para entretenimento e diversão.

Para refletir sobre qual o papel da internet no momento de isolamento social, o programa Expresso 104,5 conversou com o professor do departamento de Comunicação da UFMG, Carlos D´andrea, nesta quarta-feira, 18.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Exitem várias iniciativas de entretenimento na internet para incentivar as pessoas a ficarem em casa. Em Portugal, por exemplo, o festival #EuFicoEmCasa vai ser inteiramente transmitido por live no instagram. Esse festival, que começou na terça-feira, 17, e vai até domingo 22 de março, conta com 78 artistas que tocam das 17h até as 23h (horário local, 14h às 20h, no horário de Brasília), sem sair de casa. E isso não é privilégio de Portugal, alguns artistas brasileiros como Zélia Duncan, Leoni, Roberta Sá e a Banda Moons, aqui de BH,  por exemplo, já transmitiram shows nesta semana e na anterior. As playlists também estão em alta. O cantor e compositor Tim Bernardes, recomendou ontem no Instagram uma playlist criada por ele mesmo chamada Timzera Confinado. Outra iniciativa online são os 600 concertos da Filarmônica de Berlim disponíveis gratuitamente no site digitalconcerthall.com. A orquestra liberou por 30 dias o acesso ao catálogo completo de sua plataforma online, para basta se cadastrar no site e usar o cupom "BERLINPHIL". O Google, também criou sua iniciativa para encorajar as pessoas ficarem em casa. Em parceria com inúmeros museus ao redor do mundo, o Google Artes e Cultura está disponibilizando visitas virtuais aos acervos. A lista extensa conta o Museu de arte Moderna de Nova York - MOMA, Museu Frida Kahlo no México, o Museu Van Gogh em Amsterdam, o Masp de São Paulo entre muitos outros. 

Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória.