Notícias Externas

IPHAN reconhece literatura de cordel como patrimônio imaterial do Brasil

Uma das manifestações culturais mais importantes do Norte e Nordeste ganha relevância nacional

Cordel
Cordel Foto: Alline Katyuza / Flickr: https://goo.gl/B6kbQd

A literatura de cordel agora é patrimônio cultural imaterial do Brasil. Instituído pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Cultura, o título eleva o cordel para outro patamar dentro dos parâmetros legais do país. Uma das manifestações mais importantes do imaginário popular das culturas do Norte e do Nordeste do país, a literatura de cordel costuma vir impressa em folhetos simples com ilustrações bem características e, normalmente, é entoada na voz de seus autores.

O cordelista Fernando Limoeiro, também professor do Teatro Universitário da UFMG conversou com o programa Universo Literário nesta segunda-feira.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-24-09-2018.mp3

Muito da produção da literatura de cordel está disponível de graça na Internet, em sites de letras de músicas e também sob o formato de vídeos no YouTube. O site da Fundação Casa de Rui Barbosa reúne o maior acervo da América Latina sobre literatura de cordel.

João Rezende e Gabriela Sorice, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória