Pessoas

Ivan Moura Campos e José Israel Vargas recebem prêmio por suas contribuições à internet

Homenagem aos professores eméritos da UFMG celebra 25 anos de criação do comitê responsável pela gestão da Web no Brasil

Representação visual da espinha dorsal da internet: cada linha desenhada entre dois nós indica dois endereços de IP The Opte Project / English Wikipedia / CC BY 2.5

Os professores eméritos da UFMG Ivan Moura Campos e José Israel Vargas foram homenageados na primeira edição do prêmio Destaques em governança da internet no Brasilque reconhece personalidades e organizações pelas contribuições ao desenvolvimento da internet no país.

A homenagem, estendida a dezenas de outras personalidades, inclusive in memoriam, foi divulgada na última sexta-feira, 29 de maio, durante evento on-line que celebrou os 25 anos de fundação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A solenidade de entrega do prêmio será agendada posteriormente, quando passar o período de isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus.

Os professores da UFMG foram reconhecidos também por suas atuações na gestão de políticas públicas para o setor, além de suas inúmeras pesquisas e "propostas de soluções criativas e perenes para o desenvolvimento da internet", conforme critérios estabelecidos pela organização da premiação.

Ivan Moura Campos, que recebeu o título de professor emérito da UFMG em 2017, foi diretor de Programas Especiais do CNPq, secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Coordenou o CGI.br e foi membro da diretoria da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN).

Ivan Moura Campos recebeu título de emérito da UFMG em 2017
Ivan Moura Campos já coordenou o CGI.brFoca Lisboa/UFMG

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia em Los Angeles, graduou-se em Engenharia Mecânica pela UFMG em 1967, onde começou o exercício da docência no ano seguinte. Foi professor titular de Ciência da Computação, chefe de Departamento, pró-reitor de Pós-graduação e diretor executivo da Fundação para Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

É cofundador da Hekima, focada em inteligência artificial e big data analytics, adquirida pelo iFood. A carreira como empreendedor é uma das muitas vertentes de sua trajetória bem-sucedida: duas outras empresas que ajudou a criar tornaram-se referência no mercado – a Miner Technology Group, vendida para o portal UOL, em 1999, e a Akwan S.A., especializada em ferramentas de busca e gestão da informação na web, que, em 2005, tornou-se o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Google na América Latina.

José Israel Vargas dá nome à Medalha de Mérito em Pesquisa
José Israel Vargas foi um dos responsáveis pela criação do Comitê Gestor da Internet, em 1995Foca Lisboa/UFMG

Na condição de ministro da Ciência e Tecnologia (1992-1995), José Israel Vargas editou e publicou, juntamente com o ministro das Comunicações, a portaria que criou o CGI.br, em 31 de maio de 1995.

Nascido em 9 de janeiro de 1928, em Paracatu (MG), José Israel Vargas é bacharel e licenciado em Química pela UFMG. Obteve o título de Philosophy Doctor em Química Nuclear na Universidade de Cambridge, Inglaterra, e iniciou sua carreira docente, em 1948, como professor de Física da Faculdade de Filosofia da então UMG. Tornou-se professor emérito da UFMG em 1990. É pesquisador emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e acadêmico emérito da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Exerceu inúmeros cargos de administração pública, com atuação essencial para a implantação de políticas de âmbito nacional nas áreas de ciência, energia (incluindo energia nuclear e meio ambiente), planejamento energético e modelagem da difusão de tecnologia.

Ocupou também, entre outros cargos, os de presidente da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), membro da Consultoria Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), presidente da Comissão de Política Ambiental (Copam) de Minas Gerais, membro do Comitê de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, vinculado à Secretaria Geral da ONU, vice-presidente da ABC, presidente do Conselho Executivo da Unesco, presidente do Comitê Consultivo para Ciência e Tecnologia da Organização Internacional do Trabalho (OIT), assessor especial do ministro das Minas e Energia, membro da Comissão Nacional de Energia, ministro interino de Minas e Energia e ministro de Ciência e Tecnologia.

O professor José Israel Vargas recebeu honrarias de entidades como ABC e Unesco e dos governos da Argentina, da China, da França, da Grã- Bretanha, da Alemanha, de Portugal e de Senegal, entre outros. Publicou dezenas de trabalhos científicos em revistas e em congressos, além do livro Ciências em tempo de crise (Editora UFMG, 2007).

A Medalha José Israel Vargas de Mérito em Pesquisa foi criada em sua homenagem, em 2018.

Teresa Sanches / Com Assessoria de Comunicação do NIC.br