Institucional

'Guia Forcult' reúne diretrizes para implementação de políticas culturais nas universidades

Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG, é um dos organizadores do documento

Guia já pode ser acessado no site da UFPEL
Guia foi finalizado na última edição do ForcultImagem: Reprodução Forcult

Está publicado no site da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) o guia Forcult: Instrumento para implementação de política cultural e planos de cultura nas Ipes, documento que apresenta diretrizes e recomendações para as Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) do país que pretendem instituir e institucionalizar políticas e planos de cultura.

Organizado pelo professor Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural (DAC) da UFMG, e Marcos Dias Coelho, docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), o documento é resultado do trabalho de dezenas de agentes culturais envolvidos no Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (Forcult), evento que vem sendo realizado desde 2017 como espaço regular para a articulação das áreas de cultura das universidades públicas nacionais.

Mencarelli:
Fernando Mencarelli: articulação de 87 instituiçõesRaphaella Dias / UFMG

A versão final do Guia Forcult foi elaborada por grupo de trabalho virtual do 4º Forcult Nacional, realizado na UFMG de 21 a 23 de setembro de 2020, e aprovada durante a Assembleia Extraordinária do Forcult Nacional, realizada em 30 de novembro de 2020.

“Foi muito importante para a UFMG sediar e coordenar a organização do quarto fórum. Fizemos uma articulação nacional muito forte, contamos com a participação de 87 instituições e cerca de 300 pessoas, entre gestores, servidores técnico-administrativos e pesquisadores da área”, afirma Fernando Mencarelli.

Importância da institucionalização
O diretor de Ação Cultural da UFMG destaca a importância da institucionalização da gestão cultural para a realização de circuitos, mapeamentos, programas e outros projetos de forma compartilhada e capilarizada pelo país. “Foi um evento que gerou uma série de documentos e ótimas possibilidades de articulação para o futuro”, destaca.

Na apresentação do Guia, Marcos Dias Coelho faz um resumo dos parâmetros que o embasam. “Os princípios que fundamentam o documento são a inclusão, a diversidade, a construção coletiva e participativa de todos os setores presentes nas Ipes, bem como a transversalidade institucional que contemple as dimensões administrativa e acadêmica. E, na dimensão acadêmica, deve ser observada a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, informa.

Com 102 páginas, o Guia Forcult reúne casos de seis instituições que já haviam iniciado o processo de implementação de políticas de cultura antes da elaboração do documento: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Ewerton Martins Ribeiro