Pessoas

Jacyntho Lins Brandão toma posse hoje na Academia Mineira de Letras

Professor de língua e literatura grega publicou volumes sobre teoria literária e obras de ficção

Jacyntho Lins Brandão leciona na UFMG desde 1977
Jacyntho Lins Brandão leciona na UFMG desde 1977 Foca Lisboa / UFMG

Nesta terça-feira, 11, o professor Jacyntho Lins Brandão assumirá a cadeira de número 25 da Academia Mineira de Letras. Na solenidade, que será realizada às 20h, no Auditório Vivaldi Moreira, da Academia (Rua da Bahia, 1466, Centro), o novo imortal será saudado pelo acadêmico Rogério Faria Tavares, titular da cadeira de número oito.

Docente de língua e literatura grega da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG e uma das figuras mais importantes dos estudos clássicos no Brasil, ele foi eleito no dia 17 de maio.  

Jacyntho publicou diversos volumes de teoria literária, dedicados geralmente à literatura grega clássica (seja as teorias literárias gregas, seja a própria vertente ficcional das obras do período, pondo em cena a tese de que o romance, como gênero, remonta na verdade não apenas à modernidade, mas aos gregos dos dois primeiros séculos depois de Cristo), ao ensino de grego antigo e da filosofia grega (particularmente, Platão).

Neste ano, foi um dos dez finalistas do Prêmio Jabuti, a mais tradicional premiação literária no Brasil, na categoria Tradução, pelo trabalho em Ele que o abismo viu: Epopeia de Gilgámesh (2017). Ele verteu o famoso poema épico diretamente do acádio para a língua portuguesa. 

Leia mais sobre a eleição de Jacyntho em matéria publicada no Portal UFMG.